Anatomia da Cannabis

A planta da Cannabis é um gênero de angiosperma e utilizado para fins medicinais, industriais e recreativos. Neste post iremos conhecer a anatomia da Cannabis.

As partes componentes do pé de maconha possuem suas particularidades, sendo caracterizada por um sistema de raízes capilarizados e piramidal, caules longos, nós de folhas serrilhadas, e flores ricas em canabinóides.

Embora existam diversas variedades da maconha, todas possuem a mesma anatomia. Conhecer o básico das partes do pé de maconha irá ajudá-lo durante a sua jornada de cultivo.

A Cannabis é uma planta que floresce, é anual, e dioica, ou seja, tem o ciclo de um ano e apresenta sexos diferentes em indivíduos separados, formando assim a maconha macho (com estames e pólen) e a fêmea (com pistilos e flores).

partes do pé de maconha

Existe a possibilidade de serem hermafroditas, possuindo tanto flores como pólen.

O surgimento de plantas hermafroditas pode ter origem genética, ou devido a um grande estresse sofrido pela planta. A planta desenvolve ambos sexos para se autopolinizar, gerando sementes o mais rápido possível e garantir a próxima geração.

A seguir, vamos conhecer as principais partes do pé de maconha e sobre a função de cada uma para a planta.

Anatomia da Cannabis – Raízes da planta

As raízes são partes do pé de maconha essenciais da planta, sua principal função é sustentar a planta e âncora-la ao solo, absorvendo nutrientes, água e minerais.

Uma raiz de Cannabis saudável vai apresentar uma cor branca com cabelos radiculares, já uma raiz doente vai apresentar um tom de marrom, apontando algum problema.

Seu sistema de raízes acaba ocupando todo o espaço disponível no solo, caso seja plantada no vaso.

Cotilédones – as primeiras folhas da planta Cannabis

São folhas bem pequenas e são partes do pé de maconha importantes na fase inicial. Logo após a germinação, saem do solo com duas folhas bem pequenas, e às vezes até três folhas.

Possuem um formato arredondado, diferentes da característica folha em formato de lança.

Elas são importantes para o primeiro período da plantinha, responsável por seu crescimento e fotossíntese. Quando a planta amadurece, os cotilédones ficam amarelados e morrem.

Caule do Pé de maconha

O caule, também conhecido como ramo apical, é a estrutura principal da planta, responsável por transportar nutrientes, fluídos e minerais das raízes para toda a planta.

Também fornece uma base para que as folhas maiores, ou fan leaves, consigam se desenvolver e realizar a fotossíntese. Estas folhas maiores normalmente são retiradas no período da pré-floração, num processo chamado defoliação.

Outra importante função, é de suportar as flores da Cannabis. Sendo assim, é de tamanha importância que o caule esteja saudável e robusto para tais responsabilidades.

Ramos da planta da maconha

Os ramos saem do caule principal, começando próximo à base e indo até o topo. Essas ramificações possuem a função de apoio para a formação de camadas carregadas de folhas e flores.

Os ramos fornecem estrutura para as folhas realizarem a fotossíntese e o transporte de nutrientes e água por toda a planta. Os ramos da Cannabis, podem ser treinados através de técnicas onde podemos desde reparar caules, controlar o tamanho da planta, e aumentar a produção final.

Anatomia da Cannabis - Ramos

Anatomia da Cannabis – ramos:

Nós ou entre-nós:

Os nós são os pontos onde os ramos se conectam com o caule e desenvolvem ramos secundários e folhas.

As divisões entre estes nós são conhecidos também como entre-nós.

Treinamentos dos caules:

O treinamento dos caules desde cedo, é muito bom para a planta, geralmente é retirado o ramo apical, cortando o topo da planta, isso ajuda na absorção de luz por toda a estrutura da planta, fortalecendo-a e tendo um controle de seu tamanho.

Alguma das técnicas mais utilizadas pelos cultivadores são: Main-lining, SOG e SCROG, poda top, LST e etc., todas com um intuito: aumentar e agilizar a produção final.

Os caules possuem pequenas quantidades de canabinoides, podendo ser utilizados em concentrados, chás, manteiga de maconha, ou mesmo na produção de licor de Cannabis.

As fibras do caule de algumas espécies de cânhamo são utilizadas para fins industriais, na produção de papel, tecidos e cordas.

Anatomia da Cannabis - Caule

Folhas em forma de lanças

Estas folhas são as maiores do pé de maconha, elas produzem muita energia e também a função de um pulmão, é por elas que a planta respira, são a principal função por trás da fotossíntese.

Possuem aberturas pequenas como dermes que auxiliam na transpiração e absorção de CO₂. Estas folhas em forma de lanças estão localizadas ao longo dos ramos do caule principal.

A remoção destas folhas melhora a ventilação, absorção de luz e redução do risco de mofo, e informam ao cultivador sobre a saúde da planta, folhas amarelando/murchando podem indicar falta ou excesso de nutrientes, excesso de água ou a falta dela.

Depois das flores, as folhas são a segunda principal fonte de canabinoides, que podem ser utilizados para se fazer chás, tinturas, extratos, saladas, smooties crus e o haxixe.

Estas folhas são de predominância Sativa e tendem a terem folhas em forma de lança com nove dedos finos, já as de variedade Indica são sete dedos bem largos, e as de origem ruderallis possuem cinco dedos pequenos (com dois dedos menores).

Partes principais:

  • Feixe– parte superior da folha (que recebe luz direta), possui tom de verde brilhante
  • Parte inferior– contém maior parte de estômatos (estruturas celulares responsáveis pelas trocas de gases entre a planta e o ambiente), possuem tons de verde claro
  • Petiolo– é o lugar que une a folha com o caule
  • Estípula– é o apêndice foliar simétrico encontrado nos nós da planta, na base do pecíolo que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente
  • Folíolo– são os ”dedos” da maconha, são as partes separadas do membro da folha
  • Sistema Vascular– são os nervos das folhas, responsáveis por transportar nutrientes.
Anatomia da Cannabis - Folhas em forma de lança

Folhas em forma de lança

Anatomia da Cannabis – Folhas de açúcar

São pequeninas folhas espetadas e compridas lembrando uma lança, e são tão importantes quanto as folhas grandes. Elas realizam fotossíntese e crescem de flores já maduras, servindo como uma espécie de produção de um açúcar.

Recebem esse nome porque seu aspecto lembra um açúcar ou uma camada fina de gelo sobre a folha, e os responsáveis por esse aspecto são os tricomas que produzem altos níveis de canabinoides.

Esta folhas podem ser utilizadas para fazer manteiga de Cannabis, kief e haxixe.

Anatomia do pé de maconha - Flores e folhas de açúcar

Flores e Folhas de açúcar do pé de maconha

Flores de maconha – Buds

As flores são o órgão reprodutivo da Cannabis fêmea, que será polinizado para gerar sementes.

Existem dois tipos de órgãos sexuais:

Sacos de pólen da planta macho: possuem forma de pequenos sacos parecidos com um cacho de uvas, que produzem os pólens para fecundar a planta fêmea.

Com a maturação, os sacos abrem e liberam o pólen, que são carregados pelo vento ou por insetos para o órgão sexual feminino.

Flores da planta fêmea:  estas são cheias de pistilos e cálices, onde os ovários estão localizados.

  • Pistilos ou estigmas– correspondem aos órgãos femininos da planta e são constituídos pelo ovário, estigma e estilo. O pistilo da maconha é uma estrutura longa revestida por resina de flores, onde o pólen pousa para a fertilização da planta. Eles são como pequenos cabelos localizados no cálice. A principio, eles têm uma cor branca, mudando para tons de vermelho, laranja, amarelo ou marrom, conforme a planta amadurece.
  • Tricomas– são glândulas microscópicas responsáveis pela produção de resina, principalmente nas flores, mas também podem aparecer nas folhas e hastes. São como penugens que se desenvolvem e servem para proteger a planta de geadas ou ventos fortes. É onde estão os canabinoides e terpenos.
  • Cola– é o botão que fica no final da planta, também chamado de olho, ou seja, fica na parte superior da planta, o botão apical.
  • Cálice–  primeira parte a se formar, com um formato de ”lágrima”, é frequentemente é confundido com suas brácteas. O cálice da Cannabis contém pistilos da flor e a maior parte dos tricomas, sendo a parte mais resinosa do pé da maconha.

Embora a Cannabis possua plantas distintas como macho e fêmea, é possível que alguns espécimes tenham os dois órgãos em uma só planta, então se tornam hermafroditas. Isso acontece por motivos de estresse no ambiente da planta, ou por genética.

Anatomia da Cannabis - Órgãos sexuais masculino e feminino

Anatomia da Cannabis – Órgãos sexuais masculino e feminino

Referências:

https://www.leafly.com/learn/growing/marijuana-plant-anatomy