Mainlining – Alto rendimento para sua sua Cannabis

O Mainlining é uma técnica para plantar maconha difundida pelo fotógrafo e cultivador Nugbuckets. Ele adaptou uma técnica já utilizada em outros tipos de plantas para o cultivo eficiente da maconha. Esta nomenclatura ficou mundialmente conhecida.

Todo o processo do Main-lining consiste em uma forma de treinamento da Cannabis, através de uma série de podas e amarras que a incentivam a crescer mais uniforme e com um maior fluxo de nutrientes.

Junto ao Mainlining, utilizam-se as técnicas de topping ou poda FIM, que consistem em podar o caule principal para impedir a dominância apical.

A técnica pode ser utilizada em plantas germinadas ou mesmo clones, porém é sempre mais fácil começar com as sementes. Sativas e híbridas são as mais indicadas.

mainlining

Vantagens do Mainlining

Maior controle do tamanho e da altura das copas, o que melhora a absorção de energia e nutrientes por toda a planta, e o crescimento do dobro de ramos principais.

Outra vantagem é otimizar o espaço do seu grow, você consegue deixá-la do tamanho desejável para o seu espaço.

O Mainlining também reduz a perda das flores dos galhos inferiores da planta resultando em buds densos e volumosos na hora da floração.

Desvantagens do main-lining

A única desvantagem é um tempo de cultivo maior, devido ao tempo de recuperação das podas efetuadas na planta, que podem levar de 4 a 7 dias para a sua completa cicatrização.

Passo a passo do Main-lining:

Passo 1:

Espere que a sua planta jovem tenha desenvolvido 5 a 6 nós no estágio vegetativo. Os nós são as divisões no caule onde saem os pares de galhos, um para um lado e outro para o outro lado.

É importante que sua planta já tenha uma boa massa de raízes saudáveis. Quando a poda é feita  nela muito jovem, ela tende a retardar o crescimento.

Passo 2:

Agora iremos aplicar a poda topping, cortando o caule dominante apical. A este ramo central, destina-se toda energia e nutrientes da planta, não permitindo uma distribuição uniforme aos galhos e folhas restantes.

Quando quebramos esse ramo dominante, conseguimos forçar uma melhor distribuição dos nutrientes por todos os ramos da planta resultando em uma planta mais vigorosa.

Corte o caule central acima do 3º nó:

poda ramo apical

Passo 3:

Agora vamos aplicar uma técnica chamada Lollippooping, ou defoliação, que consiste em remover todos as folhas abaixo do 3º nó, restando apenas o caule e os dois ramos que saem do 3º nó.

As folhas pré existentes abaixo do 3º nó devem ser retiradas. O 3º nó vai ser agora o principal centro de distribuição de nutrientes por toda a planta.

Para que o desenvolvimento e a recuperação da planta sejam mais rápidos, você pode optar por deixar algumas folhas extras. O essencial é retirar completamente os galhos e folhas que estão abaixo do 3º nó.

Resultado:

poda-lollippoping

Passo 4:

Quando estes dois galhos se desenvolverem e ficarem fortes e saudáveis, é hora de amarrar eles para baixo, controlando o volume da copa e levando os nutrientes direto para as copas.

Tenha uma lâmina de corte limpa para evitar infecções na planta e amarre com linhas grossas e macias, ou arames maleáveis e moldáveis, desde que não sejam finos demais para não machucar a ”pele” da planta.

Ao amarrar os galhos para baixo eles devem ficar assim:

main-lining-amarras

Passo 5:

Aguarde sua planta se recuperar das podas. Ela vai voltar a crescer vigorosamente e de forma simétrica, surgindo o dobro de ramos principais.

Passo 6:

Agora que sua planta já se recuperou e cresceu, corte novamente as novas copas. Quando você corta a copa da Cannabis, os nutrientes que ficam na parte superior acabam se distribuindo pelos ramos inferiores, fazendo com que esses galhos e folhas se desenvolvam com mais vigor.

Escolha um nó de cada copa, esses nós serão a base para a formação das novas copas. É importante escolher os nós no mesmo exato lugar em ambos os lados da planta, para que fique simétrica.

Isso é importante para a eficiência da construção das novas copas. Quando tiver escolhido os nós, corte-os diretamente acima dos mesmos.

Neste passo é recomendável deixar as folhas auxiliares abaixo dos nós, isso aumentará a potência dos buds, e irá incentivar um crescimento mais rápido. Toda vez que é feita uma poda top, dobramos o número de novos ramos.

Passo 7:

Repita a poda top logo após a recuperação da poda anterior, repita esse processo até obter 8, 16, ou 32 ramos principais.

Recomendação do número de podas para cada tipo de cultivo:

Main-Lining no cultivo indoor:

Geralmente no cultivo sob as lâmpadas, o recomendável é um total de 8 copas, isso significa um número total de 3 podas.

Cultivo outdoor:

No cultivo outdoor, é melhor que você obtenha um total de 8 a 16 copas, pra obter toda a vantagem possível da luz solar. Isso significa um total de 3 a 4 podas.

Mainlining no cultivo com SCROG:

No cultivo onde se utiliza a rede de Scrog, é recomendável ter um mínimo de 32 ramos principais, para aproveitar o máximo de toda a planta debaixo da rede. Isso significa realizar um total de 5 podas.

Ao utilizar o SCROG, o melhor é dar um tempo extra de crescimento para a planta, para que ela tenha tempo de encher toda a rede com as novas ramificações antes de entrar na floração.

Passo 8:

Finalizados os processos de podas e amarras agora é dar o tempo natural para que a planta se desenvolva no tempo dela.

Crie um Diário Medicinal

Acompanhe a evolução da sua Cannabis, e aprenda com seus erros e acertos, além de receber dicas de outros cultivadores da nossa comunidade.

Participe você também!

Criar Diário

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Poda