A poda top, também chamada de poda apical ou topping, é uma técnica de cultivo com intuito de treinar a planta para crescer mais forte e de forma horizontal, permitindo o uso mais eficiente da luz.

Essa técnica de treinamento de alto estresse (High Stress Training – HST) consiste em podar o ramo vertical principal da Cannabis, responsável pela concentração e distribuição de hormônios onde se concentram as auxinas.

Também pode utilizada em conjunto com a técnica de treinamento de baixo estresse (Low Stress Training) para tornar a planta mais simétrica e facilitar as amarrações.

Por que realizar a Poda Top?

Maconha pronta para o Topping

Maconha pronta para o Topping

A Cannabis geralmente cresce no formato de uma árvore de natal, alta e magra. A poda top permite o desenvolvimento de uma planta mais horizontal e com maior produção de buds.

Sem nenhum treinamento, a planta tem um crescimento lateral mínimo e concentra a maior parte dos seus recursos em apenas um ramo principal, com uma flor bem desenvolvida e todas as outras flores, pequenas.

No topo do ramo principal, é produzido um hormônio chamado auxina, que restringe o crescimento dos ramos mais baixos. Esse tipo de crescimento também é conhecido como dominância apical.

Ao podar o ramo mais alto da planta, o apical, interrompe-se a produção da auxina, que é conduzida de cima para baixo pelo floema (seiva elaborada da planta).

Desta forma, é feita uma distribuição de hormônios para a planta toda, favorecendo o crescimento dos ramos secundários de forma acelerada, e aumentando a colheita com flores maiores e mais potentes.

Outra vantagem é controlar as dimensões da sua planta, para que fique no tamanho desejado.

Se você está cultivando maconha dentro de casa, é bem possível que tenha pouco espaço e esta técnica pode ajudar.

Agora se você tem lugar de sobra no seu quintal, a falta de espaço não vai ser um problema. Porém, a poda top favorece um melhor aproveitamento da luz solar, que pode ser escassa onde está plantando.

Quando aplicar o Topping?

Quando aplicar a poda top

Como contar os nós de folhas da Cannabis

Cada espécie possui um momento certo para aplicar a técnica de poda. Recomenda-se utilizar principalmente em variedades fotoperiódicas.

A poda top também pode ser utilizada em variedades autoflorescentes, mas é necessário um pouco de experiência, pois pode faltar tempo suficiente para se recuperarem antes da floração e diminuir a produção.

Em geral, a partir do desenvolvimento do 5º ou 6º nó de folhas, já é possível realizar a poda apical.

Isso garante que o caule e as raízes estejam desenvolvidas o suficiente para aguentar o estresse causado pela poda, e impedindo que a planta fique estagnada no crescimento.

Como aplicar a técnica de poda top?

Utilize instrumentos de corte com as lâminas sempre limpas, para que não sejam fonte de contaminação para sua planta. Limpe a lâmina com álcool 70º, ou mergulhe-a em água fervente.

Importante também estarem bem afiados. Não utilize objetos de corte serrilhado como facas ou tesouras dentadas, elas podem macerar os tecidos internos, dificultando a cicatrização e deixando sua planta exposta a pragas e fungos.

Como podar o ramo principal apical?

Podar a Cannabis não muito rente ao nó

Podar a Cannabis não muito rente ao nó

Ramo apical podado - topping

Ramo apical podado – topping

Após a planta desenvolver o 5º ou 6º nó de folhas, escolha a partir de qual nó a poda será realizada.

Recomenda-se podar a partir do 4º, 5º ou 6º nó, deixando um pedaço de caule após o nó, ou seja, não corte muito rente acima do nó para impedir que o caule se abra ou mesmo infeccione.

O processo de corte é muito simples, basta pegar a tesoura e cortar acima do nó escolhido. Não haverá mais desenvolvimento acima deste corte, e os ramos laterais irão crescer e competir pela dominância, resultando em 2 ramos principais dominantes.

Como medida de prevenção, também pode colocar uma fita na “ferida” exposta pelo corte, para impedir a entrada de agentes infecciosos.

Após aplicar a poda e os ramos laterais crescerem, pode-se aplicar a técnica de Mainline, Manifold ou mesmo amarrações de LST.

Qual o tempo de cicatrização após o Topping?

Cicatrização do corte após Topping

Cicatrização do corte após Topping

Em média, a planta leva de 4 a 5 dias para se recuperar da poda. Não esqueça de cuidar da sua maconha, para que ela não fique em falta de água, luz ou nutrientes.

A água é responsável pelos nutrientes e hormônios que não podem faltar para ajudar na cicatrização após o alto estresse causado.

Crie um Diário Medicinal

Acompanhe a evolução da sua Cannabis, e aprenda com seus erros e acertos, além de receber dicas de outros cultivadores da nossa comunidade.

Participe você também!

Criar Diário

Referências

https://pt.wikihow.com/Podar-a-Maconha