Técnica Super Cropping na Cannabis

O Super cropping é uma técnica de treinamento com alto estresse (HST) na Cannabis. Utilizada para o controle da altura da planta, e para uma produção maior de flores.

Muitos imaginam que deixar a planta seguir seu desenvolvimento de forma natural, é uma forma de protegê-la, porém, não é isso que vai fazer com que ela se desenvolva bem e tenha uma boa produção.

Provocar um estresse controlado, é benéfico para o desenvolvimento da sua Cannabis, causando uma aceleração em seu desenvolvimento e rendendo flores e frutos mais densos e de maior qualidade.

Como funciona a  técnica de cropping?

técnica de cropping

Poda cropping aplicado sobre a planta cannabis dobrando o ramo escolhido para baixo, voltado para o solo.

Ao contrário do topping, não há poda ou corte. A ideia da técnica é criar um estresse no tecido interno da planta, sem causar danos na parte de fora dela.

É uma forma mais agressiva do treinamento sem estresse LST, em que ao invés de amarrar o caule apical, machuca o caule de forma controlada, até que as fibras internas quebrem e seja mantida dobrada para baixo.

Essas dobras nos caules recuperam-se rapidamente e tornam-se mais fortes, permitindo um maior fluxo de água, nutrientes e hormônios de crescimento.

Desta forma, a dominância apical é impedida e os caules secundários irão competir para se tornar o dominante, fazendo-os crescerem mais e mais uniformes.

A planta fica com folhas mais densas e com múltiplas flores bem desenvolvidas, em resposta ao estresse sofrido.

Como aplicar a técnica de super cropping

A estrutura interna d caule é formada pelo xilema, que é o responsável elo transporte de líquido e minerais da raiz para as folhas.

E quando dobramos o caule, esse processo é interrompido, evando esses líquidos, nutrientes, e minerais para todas as áreas da planta.

O resultado é uma planta com tamanho controlado, com muitos ramos robustos apicais, fornecendo suporte para uma melhor floração.

No máximo, utilize o super cropping até a segunda semana de estiramento de floração, quando ainda há crescimento vertical. Após este período, a planta não cresce mais verticalmente e a técnica não é mais necessária.

Passo 1: Escolha os ramos que você deseja marcar (dobrar), e na altura que você deseja que a planta fique de tamanho.

O ideal é aplicar a técnica no período vegetativo da planta, logo quando os primeiros ramos já estiverem saudáveis, e antes do período de floração.

Escolha ramos mais velhos, mas que ainda estejam verdes e flexíveis, diferentes de galhos secos, como é o caso da arte de baixo do talo principal.

Se ela possuir mais de um ramo apical, você terá que aplicar a técnica de super crop, no mesmo lugar das várias copas.

Agora se ela possuir apenas uma copa principal, aplique a técnica no ramo principal mais verde e flexível perto do topo.

Crie uma marquise plana na parte de cima, e não deixe que nenhum caule passe para fora, ou fique mais alto que os outros.

Passo 2: Aperte e dobre os ramos na direção que você quer que ela cresça.

Faça pressão pra frente e pra trás, até que aça um barulho de quebra do galho. Mas faça esse movimento gentilmente sem quebrá-la, apenas machuque o suficiente para ser feita a dobra da haste.

Mexa para frente e para trás onde vai ser feita a dobra, até que esteja flexível. Dobre a haste na direção que você quer que ela fique.

Como são plantas muito resistentes, certifique-se que o galho realmente ”dobrou” o suficiente. Caso contrário, dentro de algumas horas ela vai voltar para o lugar que estava.

Então assegure que ela vai ficar parada no mesmo lugar. Você sabe a técnica deu certo, quando ela parece quebrada e para baixo, e sua parte de fora continua intacta.

Passo 4: Conserte qualquer rasgo ou quebra em excesso.

Se acontecer de você rasgar o tecido de fora da planta, ou se você ver um corte aberto, ou rachadura na parte de fora.

Você vai precisar usar uma fita adesiva para dar reforço a planta, para ajudá-la no processo de cicatrização.

No lugar em que você fez a dobra, irá aparecer um nó curativo permanente, onde irá transportar mais água e nutrientes, do que antes.

Passo 5: Retirar a fita curativo.

Espere até uma semana para retirá-la. É normal uma descoloração no local da dobra.

Se o caule estiver com uma coloração mais cinza, ou aparentar ainda estar machucado, coloque de volta a fita, e aguarde todo o processo de cicatrização. Espere até o nó nascer curativo nascer no local do machucado.

Em todo o processo de cicatrização, o ramo irá conseguir levar nutrientes e manter todo o processo normal enquanto a fita estiver reforçando.

O resultado final são talos mais grossos, ramos mais saudáveis, flores mais densas, e um controle do tamanho da planta, que facilita de você que você deixe do tamanho ideal para o seu tipo de ambiente.

Técnica de super crop no cultivo indoor.

O processo da poda é basicamente o mesmo citado anteriormente.

Se você preferir, utilize a rede de scrog sob toda a copa da planta. Isso vai ajudar a reduzir drasticamente a planta de tamanho, e aumentar significadamente os frutos no período de floração.

A rede pode ser feita de arame de vedação comercial, fios de  plástico, ou corda e fixada a uma armação.

O que teriam sido ramos laterais menores e com brotos pouco desenvolvidos, resulta em ramos saudáveis e robustos, com muita exposição à luz com flores potentes e densas.

Rede de scrog

Crie um Diário Medicinal

Acompanhe a evolução da sua Cannabis, aprenda com seus erros e acertos, além de receber dicas de outros cultivadores da nossa comunidade.

Participe você também!

Criar Diário

Referências:

https://pt.wikihow.com/Podar-a-Maconha