O que é poda FIM 

O termo FIM, significa ”FUCK, I MISSED”, o que seria ”Putz, errei!”. A poda FIM é uma técnica de alto rendimento, e para entendê-la precisamos entender como funciona a poda apical.

Esta técnica como tantas outras, nascem a partir de um erro por parte do cultivador, onde na verdade se tornou o oposto, percebeu-se que há  bons  e impressionantes resultados ao aplicar a poda FIM.

A poda FIM tem o mesmo objetivo que a poda apical, que é a redução do desenvolvimento vertical da Cannabis, forçando seu desenvolvimento horizontal, reduzindo seu tamanho.

poda FIM

Entenda a poda apical ou poda topping

Para entender a poda FIM, precisamos entender no que consiste a poda apical, técnica fundamental que é muito utilizada pelos cultivadores. A poda apical requer cortes do ramo principal ou apical.

O ramo apical da Cannabis é formado por duas folhas externas e inúmeras folhas internas com seus brotos, e quando a planta se desenvolve essas folhas se abrem com seus brotos crescendo espaçados.

Um ramo apical produz entre 5 e 8 brotos com o dobro de folhas concentradas em 1cm, e quando cortamos cerca de 70% desse ramo apical, eliminamos apenas as pontas destas folhas e não os seus nós.

Após a poda apical, cada nó começa a brotar muitos brotos, bem mais do que se houvesse o ramo principal. O resultado é de até 12 ramos, quando a poda é feita de forma correta, quando não, o resultado é de 6 a 8 ramos.

Ou seja, a forma que é feita a poda e o tipo de variedade da sua Cannabis, vai influenciar nesse resultado final. O corte deve ser realizado entre 80% a 85% do seu comprimento.

Desta forma, conseguimos controlar o tamanho da planta, que irá crescer de forma mais plana, gerando buds com mais qualidade e um pouco menores. Veja aqui o passo a passo da poda top.

Quando e como fazer a poda FIM

Quando fazer

A poda FIM  deve ser feita ainda nas primeiras semanas de vida da planta, retirando os ramos do galho apical.

Deixe ao menos 1 nó inferior, antes de fazer a poda FIM, isso garante que teremos ainda um par de folhas que vão continuar a se desenvolver para sustentar a planta.

Como fazer a poda FIM:

  • A poda FIM deve ser feita apenas quando a planta está em estado vegetativo, entre o 4° e o 7° nó, ou seja, quando houver no mínimo 4 pares de folhas, e no máximo 7 folhas
  • Com uma tesoura limpa, segure as folhas e corte aproximadamente 80% do bud principal apical
  • Comece a poda devagar, dando tempo para que ela se recupere do trauma do corte e aumente aos poucos as podas
  • Os resultados surgirão de 2 a 10 dias, lembrando que você deve deixar sua planta se recuperar sempre que houver a poda.

Desvantagens

A poda no pé de maconha faz com que os novos ramos, que irão surgir, tenham ramos mais finos e flexíveis.

No estágio da floração, talvez seja necessário utilizar suportes para a planta, para que suporte o peso dos buds.

Desta forma, é uma técnica bastante utilizada em cultivos com SCROG. A malha servirá como um suporte e permite a planta cobrir toda a superfície da rede de forma acelerada.

Crie um Diário Medicinal

Acompanhe a evolução da sua Cannabis, e aprenda com seus erros e acertos, além de receber dicas de outros cultivadores da nossa comunidade.

Participe você também!

Criar Diário

Referências:

https://howtogrowmarijuana.com/fimming/