Este é um guia de como plantar maconha, com dicas para cultivar dentro ou fora de casa.

Introdução: Como plantar maconha

A legalização da maconha já é uma realidade em muitos países, como Uruguai, Canadá e alguns estados dos EUA, além da descriminalização em vários outros países.

Para o uso de maconha de medicinal, a lista é maior e não para de crescer, citando alguns países como a Argentina, Chile, Colombia, Equador, Peru e Uruguai, só na América Latina.

Finalmente os cidadãos podem cultivar seu próprio pé de maconha medicinal ou mesmo recreativa, evitando obter por métodos ilegais.

Como plantar maconha parece difícil e trabalhoso, o intuito deste site é mostrar o contrário.

Dispondo de alguns minutos por dia e um closet sobrando ou um jardim, qualquer um pode cultivar sua própria maconha com qualidade profissional em casa.

Este guia irá ajudá-lo a encontrar a melhor forma de como plantar maconha para seu espaço, orçamento e quantidade de colheita desejada.

Não é intuito deste site fazer apologia às drogas, mas sim fornecer informações para o cultivo para pessoas com autorização judicial para plantar, ou residentes de países onde o cultivo é legalizado.

Também não comercializamos, nem doamos, sementes, brotos, plantas, maconha ou seus derivados.

O objetivo é compartilhar conhecimento e ficar livre de traficantes para obter os benefícios desta planta medicinal.

Índice

  1. Ciclo de vida da cannabis
  2. Recursos básicos para plantar maconha
  3. Tempo até colher a maconha
  4. Local para plantar maconha
  5. Tendas para plantar maconha
  6. Lâmpadas para cultivar maconha
  7. Vasos para plantar maconha
  8. Meio de cultivo para cannabis
  9. Variedade de sementes de Cannabis
  10. Escolha da Semente de Maconha
  11. Germinação da semente de maconha
  12. Diário de cultivo de maconha
  13. Cultivo da maconha
  14. Como regar seu pé de Maconha
  15. Estágio vegetativo da cannabis
  16. Flushing do meio de cultivo da Cannabis
  17. Estágio de floração da cannabis
  18. Pé de maconha macho e fêmea de maconha
  19. Colheita da maconha medicinal
  20. Secagem e envelhecimento da maconha
  21. Armazenamento da maconha
  22. Problemas comuns no plantio

Ciclo de vida da cannabis

Na natureza, a Cannabis germina, floresce e morre no período de um ano:

  • As sementes germinam na primavera.
  • A maconha cresce durante o verão, em seu estágio vegetativo.
  • No outono, quando os dias ficam mais curtos, a cannabis do sexo feminino produz flores, enquanto o macho produz pólen.
  • O pólen dos pés de maconha macho polinizam as plantas femininas, que produzem sementes.
  • A maconha morre no inverno e o ciclo recomeça na primavera.

Estas condições podem ser controladas, quando plantadas dentro de casa.

Recursos básicos para plantar maconha

Para plantar maconha dentro ou fora de casa, você precisa assegurar a quantidade correta dos seguintes recursos:

  • Água: como todo ser vivo, a cannabis precisa de água em quantidade adequada.
  • Luz: os pés de maconha a utilizam para produzir seu próprio alimento através da fotossíntese. A quantidade de luz disponível irá influenciar diretamente no crescimento e qualidade da colheita.
  • Ar: um espaço bem ventilado permitirá que o pé de maconha obtenha os gases necessários para respirar e realizar fotossíntese.
  • Meio de cultivo: o meio onde a maconha será plantada, precisa permitir boa irrigação, oxigenação e distribuição de nutrientes. A terra não é a única opção, hidroponia e fibra de coco são muito utilizados.
  • Nutrientes: os nutrientes essenciais são o nitrogênio, fósforo e potássio. Estes podem ser obtidos em fertilizantes prontos, ou preparados organicamente através da compostagem.
  • Temperatura: requer uma temperatura entre 18 a 30 Celsius.

Tempo até colher a maconha

Se você plantar uma semente germinada hoje, qual é o tempo mínimo até consumir a maconha produzida em casa?
No mínimo 2 meses e meio, com este passo a passo de como plantar maconha utilizando sementes autoflorescentes.

Plantar dentro de casa é mais rápido do que cultivar fora de casa, já que é possível controlar quando a maconha irá florescer.

De modo geral, quanto mais rápido o cultivo, menor a colheita, devido ao curto tempo para o pé de maconha crescer e produzir flores, objetivo do cultivo.

As sementes autoflorescentes tendem a ser as mais rápidas, mas em média, germinar, plantar, colher e secar pode ser realizado em 4 meses dentro de casa, enquanto que certas variedades demoram 7 meses ou mais fora de casa.

Local para plantar maconha

Local para plantar maconha

Local para plantar maconha

Para escolher o local para plantar maconha, preste atenção à privacidade e ao espaço disponível.

A a privacidade é um ponto muito importante para a sua segurança, e para sua planta, em países onde o cultivo ainda é proibido. Este cuidado deve ser levado em conta mesmo com autorização judicial para plantar.

O espaço disponível irá limitar o número de pés de maconha, afetando diretamente o tamanho máximo da colheita.

A altura também é importante, pois limita o tamanho da seu pé de maconha.

Lembre-se que um pé de maconha não deve fazer sombra em outra, para que não exista competição por luz e espaço.

Em uma área de 1m², pode-se plantar até 9, dependendo da cepa escolhida, da altura final e das técnicas de cultivo (crescimento horizontal).

Para um menor trabalho, 4 pés de maconha neste espaço é o ideal.

Plantar Maconha dentro de casa

Cultivar dentro de casa é a melhor opção para ocultar a plantação, porém exige mais cuidados com o pé de maconha e recursos financeiros para comprar todo equipamento, como lâmpadas, estufas, sistemas de ventilação e monitoramento.

No entanto, o investimento acaba sendo recompensado pelo maior controle sobre as condições de cultivo, qualidade, tamanho da colheita e indução da floração, através da utilização correta do ciclo de luz.

Plantar Maconha fora de casa

Já para plantar maconha no quintal, ou em terrenos abandonados, existe a vantagem da natureza fornecer luz do sol, ventilação e água, mais natural para a cannabis e melhor para o bolso.

A desvantagem fica por conta da falta de controle para iniciar a floração e pelo esforço em deixar insetos, animais e curiosos longe da sua plantação.

A escolha deve ser por um local onde há luz solar por pelo menos 8h por dia. E se a frequência de chuvas for muito irregular, será essencial regar o pé de maconha. Fornecer nitrogênio, fósforo e potássio irá favorecer o crescimento da sua Cannabis.

Lembre-se que há variedades de cannabis mais apropriadas ao plantio dentro de casa e outras para plantar fora de casa.

Tendas para plantar maconha

Como plantar cannabis indoor com uma tenda

Tenda improvisada para plantar Cannabis

As tendas ou estufas para plantar maconha são ideais para quem quer plantar em casa de forma discreta.

As tendas que encontramos à venda contam com muitas facilidades: paredes reflexivas à prova d’água que não deixam escapar luz, zíperes para abrir e fechar a tenda, saídas de ar protegidas com suporte a exaustores, além de estruturas para pendurar as lâmpadas e filtros de ar.

E também podem ser utilizadas no processo de secagem.

O tamanho de tenda indicado para uma colheita de cerca de 200 a 350g, é de aproximadamente 60 cm x 120 cm x 180 cm, enquanto que uma tenda de 100cm x 100cm x 200cm pode produzir até 500g.

A altura é um fator importante, pois a maconha pode acabar crescendo muito perto das lâmpadas, sofrendo queimaduras com a luz e calor gerados.

A altura mínima para se plantar sem muito trabalho é de 150cm, sendo que 200cm é um ótimo tamanho.

Para tendas e espaços com baixa estatura, é possível aumentar a produção utilizando técnicas para o pé de maconha crescer para os lados.

Se você é adepto ao faça você mesmo, pode improvisar sua própria tenda de cultivo de maconha, utilizando telas refletivas para aproveitar melhor a luz.

Caso contrário, indicamos a compra de uma tenda simples para começar.

Lâmpadas para cultivar maconha

Para o cultivo indoor, a luz das lâmpadas faz o papel da luz do sol.

Quanto mais luz o pé de maconha recebe, maior o pé de maconha e a colheita das flores ou buds.

Basicamente há 3 opções: as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de descarga de alta intensidade – HID – e lâmpadas LED.

Cada tipo possui suas vantagens e desvantagens, mas para quem vai começar agora, recomendamos a utilização de lâmpadas LED, já que:

  • Consome menos energia elétrica do que os outros tipos para a mesma quantidade de luz produzida. Conta de luz menor (cerca de 35% em relação a HID), o que compensa o investimento no longo prazo.
  • Geralmente acompanham um sistema de refrigeração integrado para evitar que o aquecimento do sistema de iluminação danifique as plantas, não sendo necessário instalar um exaustor potente e caro.
  • Fácil de instalar e regular a altura.

O ideal é fornecer cerca de 300W de potência real por m2, levando-se em conta que poderíamos plantar cerca de 4 pés de maconha nesta área. Um produto bastante recomendado para estas dimensões é o painel de LED da Mars Hydro.

Leia nosso guia de como escolher e comprar lâmpadas para plantar maconha de acordo com suas necessidades.

Vasos para plantar maconha

As raízes da cannabis precisam estar hidratadas, porém precisam de oxigênio para “respirar” e absorver nutrientes para o restante do pé de maconha.

Com isso em mente, devemos escolher entre os diversos tipos de vasos para plantar maconha, levando-se em conta as características de drenagem de água e oxigenação.

Os vasos tradicionais com furos no fundo são bastante utilizados, porém há vasos que melhoram a drenagem e oxigenação, além de evitar o emaranhamento das raízes.

Isto é possível pela presença de orifícios em todo material (lateral e fundo), ou fabricados com um tecido respirável, como o feltro.

No início, um vaso pequeno irá evitar o afogamento do pé de maconha por eventual excesso de água, já que pode evaporar mais rapidamente sem depender do consumo do pé de maconha.

Utilizar vasos de tamanhos diferentes para cada estágio de cultivo (acompanhando o tamanho da seu pé de maconha e das raízes), facilita o manejo e o crescimento da seu pé de maconha.

Comece germinando em um copo plástico, que poderá ser rasgado para facilitar o transplante do bloco de terra inteiro, sem danificar as raízes.

Tamanho de Vasos para plantar Cannabis

Tipos de vasos para plantar maconha

Tipos de vasos para plantar maconha

Altura da Planta Volume Vaso
60 cm 8 litros
90 cm 10 litros
120 cm 15 litros
150 cm 20 litros

Transplantar a maconha para outro vaso

Quando as raízes ocuparem todo o espaço disponível, evidenciado pela rapidez com que o meio de cultivo seca, está na hora de mudar para um vaso maior.

O transplante do pé de maconha deve ser realizado com muito cuidado e delicadeza, evitando fazê-lo por muitas vezes.

Há vasos que permitem ser retirados com maior facilidade, ou mesmo rasgados (copos e saquinhos plásticos) sem afetar as raízes no meio de cultivo.

Após seu pé de maconha desenvolver o terceiro nó de folhas, realize o transplante para um recipiente de cerca de 1 litro, o que pode ser até mesmo um saco plástico.

Quando a seu pé de maconha desenvolver o sexto nó de folhas, realize o transplante para o vaso final, de preferência um que permita uma boa respiração. Faça vários furos no vaso, inclusive nas laterais, ou utilize um vaso de feltro.

O transplante nunca deve ser realizado durante o estágio de floração, para que o estresse não prejudique a produção de flores.

Meio de cultivo para cannabis

Os meios de cultivo mais comuns para plantar maconha são:

Terra comum ou terra de compostagem

É o meio mais natural, que tem um crescimento ligeiramente mais lento, mas as flores tendem a ter um sabor e cheiro mais forte e mais complexo.

Há terras de compostagem prontas em diversas casas de jardinagem. Prefira terras ricas em NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).

O meio de cultivo não deve estar compactado e o fundo do vaso deve ser preenchido com cerca de 2 cm de cascalho ou outra mistura que permita a drenagem de água, evitando o apodrecimento da raiz. A perlita é bastante utilizada para este fim.

Fibra de Coco

A maconha cultivada em fibra de coco crescem um pouco mais rápido do que no solo.

A fibra de coco é geralmente vendida compactada em forma de tijolo. Ao hidratá-la, não esqueça de lavá-la para retirar o pó, deixando apenas a fibras maiores para evitar a compactação.

Adicionar perlita na fibra de coco torna-a mais arejada e beneficia o crescimento saudável das raízes, além de mantê-la hidratada por mais tempo e mais resistente ao calor.

Outra vantagem é que as pragas são menos propensas a atacar plantas no coco, porque muitos insetos precisam de solo para viver.

Se você não sabe com qual meio começar, a fibra de coco é bastante indicada.

Hidroponia

A criação de um reservatório hidropônico leva mais trabalho do que o solo ou o coco, mas a maconha hidropônica é muito potente e possui o crescimento mais rápido de todos os meios de cultivo.

O que significa que você consegue colher mais, com a mesma quantidade de energia elétrica, compensando o custo inicial.

Variedade de sementes de Cannabis

As cepas, ou strains, são cruzamentos de um ou mais tipo de famílias de Cannabis: indica, sativa e ruderallis, produzindo diversas variedades.

As variedades apresentam diferentes aromas, efeitos, tempo de cultivo, rendimento da colheita, níveis de THC e CBD, entre outras características.

Algumas cepas tornaram-se famosas mundialmente por suas vantajosas características, e suas sementes são comercializadas através de técnicas como a clonagem.

Veja como escolher a melhor variedade de maconha para a sua finalidade e como importar as melhores sementes de forma anônima no Brasil.

Escolha da Semente de Maconha

Um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu cultivo de maconha é a escolha da semente.

Nas últimas décadas a genética da maconha vem passando por uma transformação parecida com o que aconteceu com a genética do cachorro, depois que um ancestral do lobo foi domesticado pelo homem.

As variadas raças de cachorro foram criadas pelo homem através do cruzamento de animais com características desejadas por diversas gerações.

Em um fenômeno mais recente, a legalização do cultivo de maconha motivou diversos empreendedores a investirem na busca da maconha perfeita.

Assim, surgiram diversas raças de maconha, usando o mesmo método de seleção artificial que criou o cão moderno.

evolução da semente de maconha

A maconha da década de 70, aquela usada nos famosos festivais de woodstok tinha apenas 1% do principio ativo THC. Hoje em dia facilmente encontram-se sementes de maconha que produzem mais de 30% de THC.

Além da potência, outras características das plantas foram otimizadas em variedades modernas de maconha. Tempo de crescimento, ciclo de luz, concentração de CDB, efeitos medicinais, produção, tamanho da planta, aromas, cores, etc.

Sempre compre suas sementes de fornecedores confiáveis.

Desvantagens da semente de prensado

Saiba mais como ter sucesso plantando semente de prensado.

Sementes de prensado são de sexo e espécie desconhecida e isso aumenta o risco de problemas no seu cultivo de maconha. Entre os problemas de germinar uma semente desconhecida podemos citar:

  • Perder 2 meses cultivando um pé de maconha para finalmente descobrir que o pé de maconha é macho e não vai produzir nem THC nem CDB.
  • Usar o ciclo de luz errado por desconhecer se o pé de maconha é automática ou fotoperiódica. Isso pode comprometer a saúde da planta, seu crescimento e floração.
  • Tempo até a colheita desconhecido impossibilita qualquer planejamento e ninguém quer ficar sem remédio não é mesmo?
  • A pé de maconha pode crescer demais e não caber no seu espaço de cultivo.
  • Mesmo que tudo dê certo, a qualidade do produto final é uma surpresa agradável ou não.
  • Não há parâmetros de comparação para saber se seu pé de maconha está evoluindo conforme esperado. Dessa forma fica muito difícil identificar problemas e corrigir a tempo.
  • Dúvida constante sobre a raça da maconha dificulta o aprendizado. Fica difícil saber se a produção não foi boa porque a genética não é boa ou se teve algum erro no cultivo.

Germinação da semente de maconha

Semente de maconha germinada

Semente de maconha germinada

O método mais simples utilizado para germinar a semente é através do “método do papel toalha de germinação”, que basicamente utiliza um papel toalha umedecido.

Coloque a semente entre duas folhas de papel toalha molhado, mas não encharcado, e mantenha úmido em local quente para atender as condições de germinação.

Para isso, coloque-a em um prato e cubra-a com outro, deixando em local quente como no sol ou atrás da geladeira.

Verifique a cada 12h se a germinação ocorreu. Após 2 ou 3 dias, a semente irá germinar e a semente deve ser plantada imediatamente no meio de cultivo escolhido.

Sementes velhas e secas são mais difíceis de germinar e geralmente demoram mais. Neste caso, colocar as sementes em um copo de água por uns dias, até amolecer a casca antes de utilizar o método do papel toalha, pode ser a opção com melhor resultado.

Plantar a semente de maconha

O método apropriado de plantar a semente é colocando-a com a raiz voltada para baixo com muito cuidado para não danificá-la, em um buraco de cerca de 0,5 a 1,5 cm de profundidade.

Aguarde 2 a 7 dias até que a plantinha surja do meio de cultivo.
Se a semente não brotar em até 10 dias, muito provavelmente seu pé de maconha não conseguiu sobreviver.

Mesmo utilizando as melhores práticas e as melhores sementes, ocasionalmente você irá perder uma ou outra semente, isso acontece. Não se decepcione e tente tirar lições.

Diário de cultivo de maconha

Como plantar maconha com ajuda de um diário

Diário para plantar maconha

A melhor maneira de aprender a plantar maconha, é criando um diário de plantio, para documentar, monitorar e controlar sua plantação.

O diário permite acompanhar o crescimento e as condições que levaram a um determinado resultado.

Isso facilita a repetição das boas práticas e evita o que não deu certo, sem depender da sua memória.

Além disso, com um diário, você pode contar com a ajuda da comunidade de cultivadores para solucionar algum problema que a seu pé de maconha está enfrentando.

E também recebe dicas e sugestões para melhorar ainda mais a sua plantação.

Comece um diário de plantação agora mesmo.
Criar Diário

Cultivo da maconha

Durante as primeiras semanas de vida da sua planta, é necessário ser muito cuidadoso.
As mudas de maconha são muito delicadas e não suportam luzes muito potentes, nutrientes em excesso e meio de cultivo encharcado (este é um erro muito comum).

No caso do plantio indoor, as lâmpadas irão simular as estações do ano, de acordo com a quantidade horas fornecendo luz e quantidade de escuridão, também chamado de fotoperíodo.

No caso do plantio outdoor, o pé de maconha irá obedecer ao ciclo de vida encontrado na natureza.

Como regar seu pé de maconha

A rega da cannabis depende do meio de cultivo utilizado, do tamanho do seu pé de maconha em relação ao vaso, do estágio de crescimento, da temperatura e umidade ambiente.

Quanto maior a planta, mais raízes para absorver a água e o vaso secará mais rapidamente.

Esteja atento para evitar que sua cannabis medicinal não morra de sede, porém evite regar demais.

Quando regar seu pé de cannabis

Quando a pé de maconha acabou de brotar, não é necessário regar diariamente. Vasos muito grandes para este estágio dificultam a evaporação e necessitam de menos regas.

Regar seu pé de maconha em excesso é um erro bastante comum!

Com tantas variáveis, a forma mais fácil de saber a hora de regar, é verificando se o meio de cultivo está seco até cerca de 4 cm de profundidade.

Enterre um palito ou o dedo no meio de cultivo. Se voltar úmido ou sujo de barro, está muito cedo para voltar a regar.

Também acostume-se com o peso do vaso quando está seco e quando está regado. Será uma boa referência.

Prepare a água para regar sua planta

Separe a quantidade de água a ser regada. O volume pode ser a metade da capacidade do vaso.

Se for água da clorada da torneira, deixe-a descansar por 12h em recipiente aberto para evaporar o cloro.

No caso do uso de fertilizantes e nutrientes para cannabis, estes podem ser misturados à água. Adicione 20% a mais de volume a ser regado, para que o escoamento elimine nutrientes acumulados no solo.

Apenas forneça nutrientes para a seu pé de maconha após o desenvolvimento do terceiro nó de folhas. Nutrientes em excesso pode matar sua plantinha.

A água da chuva também pode ser utilizada e possui alguns minerais. Mas a qualidade e o PH varia de acordo com a região.

Em todos os casos, é essencial medir o PH da água a ser regada, sendo ideal a 6.3.

Boa parte dos problemas é ocasionado por um meio de cultivo muito ácido ou alcalino. Utilize soluções “PH Up” e “PH Down” para ajustar adequadamente.

O PH incorreto impede a absorção de nutrientes e seu pé de maconha pode apresentar inúmeros sintomas que se assemelham à deficiência de nutrientes, mesmo que não estejam em falta.

Dicas para regar seu pé de maconha

Utilize um regador (ou garrafa PET furada) para despejar a água aos poucos. Assim, o meio de cultivo tem tempo de absorvê-la, evitando a formação de canais de água e a movimentação do solo.

A drenagem é outro fator importante. Verifique se água escorre pelo fundo após a irrigação.

Adicione perlita no solo, caso esteja muito compacto, e argila expandida no fundo se a drenagem não estiver funcionando. Vasos com muitos furos são melhores para facilitar a oxigenação das raízes.

Não volte a regar até que seja novamente necessário. Anote a frequência e volume de água regada para referência. Crie um diário de plantação para ajudá-lo nesta tarefa.

Se o solo estiver demasiadamente seco, a água irá escorrer muito rápido. Neste caso, volte a regar após 10 min.

Quando a pé de maconha está com falta de água, apresenta folhas murchas e secas. O pé de maconha geralmente se recupera nestes casos sem muita dificuldade.

Além disso, o ciclo de solo seco e molhado é necessário para que as raízes cresçam pelo vaso em busca de água.

A frequência de rega em excesso, deixa o solo encharcado e dificulta a absorção de oxigênio pelas raízes. Água parada apodrece as raízes, levando sua cannabis a murchar e morrer.

Alguns dos sintomas do excesso de rega incluem folhas, amarelas ou marrons, folhas com pontos de crescimento de fungos e bactérias, ou mesmo deficiência de nutrientes.

Estágio vegetativo da cannabis

Como plantar Maconha - Estágio Vegetativo

Maconha em seu estágio vegetativo

Durante o estágio vegetativo, o pé de maconha desenvolve suas raízes e folhas em seu caule principal e, posteriormente, ramos secundários (nós) com várias outras folhas.

Quanto maior e mais forte ficar a estrutura, melhor será a floração, que depende muito do desenvolvimento correto do pé de maconha neste estágio.

Porém, evite que o crescimento exagerado faça sombra para as plantas vizinhas e para os caules secundários. Utilize técnicas de cultivo para que seu pé de maconha cresça na horizontal.

No início, o crescimento é lento, mas com o aumento das folhas, o pé de maconha cresce cada vez mais rápido, já que absorve cada vez mais luz para a fotossíntese.

Sua tarefa aqui será regar e medir o PH regularmente (ideal entre 6.3 e 6.8) para possibilitar absorção de nutrientes, e manter a luz a cerca de 50% de sua capacidade total.

Utilize lâmpadas com espectro para o azul que simula o sol do verão. Não há problemas em utilizar lâmpadas de apenas um tipo, mas a utilização do espectro de luz pode favorecer determinados objetivos para a cannabis.

Dependendo do tipo de semente escolhida, as luzes podem ficar acesas 24h, mas há diversas formas de utilizar o ciclo de luz para economizar energia elétrica, evitar estresse, ou aumentar o rendimento da seu pé de maconha.

O fotoperíodo indicado para maioria das variedades de maconha durante o estágio vegetativo é de 18h de luz acesa para 6h de escuridão total. Utilize um timer para ajudá-lo nessa tarefa.

Cuidado para não ter claridade durante este período de escuridão, e sincronize-o para o horário mais quente do dia, evitando temperaturas muito elevadas para a sua plantinha.

Mantenha a luz apagada sempre nos mesmos horários do dia para não estressar o pé de maconha.

A distância das lâmpadas para a seu pé de maconha depende do tipo de lâmpada escolhido, mas de maneira geral, você pode evitar queimaduras em seu pé de maconha mantendo a sua mão no topo do pé de maconha por 10 segundos.

Se a temperatura estiver muito quente para a sua mão, também estará para a sua cannabis.

Também é importante manter o ambiente arejado, utilizando um ventilador em baixa potência.

O vento também estimula o fortalecimento do caule e ajuda controlar a temperatura, para que fique entre 22 e 30ºC com as luzes acesas e entre 18 a 22ºC durante a escuridão.

A umidade deve ficar em cerca de 60%.

Quanto ao solo, deve ser rico em nitrogênio durante estágio vegetativo, sem esquecer que o excesso é prejudicial. Veja como preparar seu solo corretamente para o estágio vegetativo.

Procure fertilizantes com uma proporção de NPK de 2-1-1. NPK é o padrão em embalagens de fertilizante com a taxa dos três maiores nutrientes necessários à planta: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).

Comece a alimentar a sua pé de maconha após 2 ou 3 semanas com cerca de ¼ do recomendado pelo fabricante do fertilizante e aumentando a quantidade gradativamente até o recomendado.

Após cerca de 3 a 4 semanas, a seu pé de maconha pode ser transplantada para um vaso maior, com cerca de 10 a 20 litros.

Veja aqui como aumentar a colheita através de um treinamento sem estresse.

Flushing do meio de cultivo da Cannabis

O meio de cultivo pode acumular nutrientes, quando o pé de maconha não utiliza tudo que é fornecido. Isso é comum ao fornecer fertilizantes e nutrientes em excesso.

Este acúmulo pode impedir a seu pé de maconha de absorver os minerais e nutrientes, fazendo com que a sua planta apresente sintomas de deficiência de nutrientes.

A solução para este acúmulo é o flushing, que nada mais é do que o despejo de grande quantidade de água pura (cerca de 2 a 4 vezes o volume do vaso) para enxaguar todo meio de cultivo, eliminando os resíduos.

O PH da água a ser despejada deve ser controlado, situando-se idealmente na faixa entre 6 a 7.

Despeje a água devagar e com cuidado. Tenha paciência e não deixe a água derramar pelas bordas do vaso.

Recomenda-se realizar o flush:

  • uma vez a cada 10-14 dias para evitar o acúmulo de nutrientes
  • uma vez quando mudar do estágio vegetativo para o de floração
  • por alguns dias após o início da janela de colheita, impedindo que os nutrientes acumulem nas flores e alterem o sabor, cheiro e quantidade de fumaça.

Quando o meio de cultivo for a terra de compostagem, sem adição de nutrientes e fertilizantes, não é necessário realizar o flush.

Estágio de floração da cannabis

Como Plantar Maconha - Estágio de Floração

Maconha em seu estágio de floração

A decisão de quando mudar para o estágio de floração, depende do tamanho ideal para a seu pé de maconha no seu espaço de cultivo.

Lembre-se que durante a floração o pé de maconha chega a dobrar de tamanho e esta não deve brigar por luz e recursos com as outras plantas.

Desta forma, a mudança de estágio deve ser induzida quando o pé de maconha atingir a metade do tamanho final desejado.

O estágio de floração é induzido a partir da mudança no fotoperíodo para 12h de luz, 12h de escuridão, o que simula dias mais curtos com o fim do verão.

A escuridão completa é muito importante e qualquer luz indevida pode reverter para estágio vegetativo, ou mesmo gerar um pé de maconha hermafrodita.

Ligue suas lâmpadas na intensidade máxima e espectro para o vermelho que simula o sol do outono.

Não há problemas em utilizar lâmpadas de apenas um tipo, mas o crescimento pode ser influenciado com a aplicação de determinados espectros de luz em sua cannabis.

Entre 1 a 3 semanas após entrar no estágio de floração, o pé de maconha irá crescer muito rapidamente, também conhecido como estiramento da floração.

As variedades de maconha autoflorescentes não precisam de alteração no ciclo de luz, e entram no estágio de floração após 3 a 4 semanas, dependendo da variedade.

Durante o estágio vegetativo, o pé de maconha é mais resistente e recupera-se mais fácil de problemas.

Porém, durante o estágio de floração, o pé de maconha é muito mais sensível e os erros podem diminuir a sua colheita.

Crie um diário de cultivo para aprender como plantar sua maconha medicinal de forma mais eficiente.

Quanto à nutrição, a maconha necessita de mais fósforo e menos nitrogênio.

A temperatura mais adequada é em torno de 18 a 26ºC e, se possível, manter a umidade mais baixa, em torno de 40% para dificultar o crescimento de mofo nas flores.

Pé de maconha macho e fêmea de maconha

Se a semente utilizada não é do tipo feminizada, o seu pé de maconha pode nascer macho ou fêmea, lembrando que apenas um pé de maconha fêmea produz flores, o foco do cultivo, pois é onde se encontram os maiores teores de THC, CBD e CBN, substâncias de interesse para seu tratamento com maconha medicinal.

Após uma ou 2 semanas da transição da maconha para o estágio de floração, considerada adolescência da planta, é possível identificar o sexo observando:

  • O caule das plantas macho geralmente são mais grossos, para sustentar a altura que geralmente é maior que a fêmea.
  • A junção dos caules nos machos apresentam pequenos bulbos, ou sacos de pólen, enquanto que as fêmeas apresentam estes bulbos acompanhados de cabelos longos e transparentes, os pistilos. Estes bulbos no pé de maconha feminino irão se transformar nas flores, ou buds.

Se a intenção não é produzir sementes, arranque as plantas macho logo que for possível identificá-los. Caso contrário, o pólen irá fertilizar as fêmeas, que diminuirão a produção de flores para produzir sementes.

Também é possível encontrar plantas hermafroditas, que possuem tanto características masculinas, como femininas. Sendo assim, estas plantas também devem ser eliminadas antes que ocorra a fecundação.

As plantas hermafroditas geralmente surgem quando a pé de maconha sofre algum tipo de estresse, como a interrupção do período de escuridão, muito calor, transplante de vaso traumático, entre outros fatores.

É muito importante continuar observando para identificar plantas hermafroditas.

Colheita da maconha medicinal

A colheita da maconha é, talvez, a parte mais desafiadora para quem está começando a plantar. O erro mais comum entre os principiantes é colher muito cedo.

É muito mais fácil errar colhendo cedo do que tarde.

Cada variedade de maconha tem um tempo diferente para colheita, e esta informação pode ser obtida com o fornecedor da semente.

Porém, em termos gerais, o tempo médio para a colheita da cannabis é de aproximadamente:

Índica: 8 semanas após o início da floração.
Sativa: 10 semanas após o início da floração.
Autoflorescente: 8 semanas após a semente brotar.

No entanto, o dia exato da colheita depende muito do efeito desejado.

Flores da maconha colhidas antes do fim da janela de colheita, resultam em mais THC, com efeitos mais eufóricos e psicoativos.

Flores do final da janela de colheita resultam em efeitos mais relaxantes e sedativos, com menos efeitos psicoativos, já que a molécula de THC é quebrada em moléculas de CBN.

Levando-se em conta o efeito desejado, devemos nos atentar aos seguintes indicadores:

Pistilos

Os pistilos são os fios ou cabelos brancos que crescem nas ramificações dos caules e tornam-se marrons e curvados conforme a maturação do pé de maconha.

Observe a quantidade de pistilos que ficam marrons e curvados:

  • 40-50%: início da janela de colheita e do flush. Cedo para colher.
  • 50-70%: buds maduros e prontos para colheita, maior nível de THC, efeito eufórico.
  • 70-100%: buds maduros e perto do fim da janela de colheita, maior efeito sedativo.

Tricomas

Os tricomas são glândulas produtoras de uma resina rica em THC e CBD, que protege o pé de maconha de animais e insetos.

Estas glândulas e têm o formato de um minúsculo cogumelo, e podem ser observadas com o auxílio de uma lente de aumento.

Há outros formatos de tricomas, mas não produzem as substâncias de nosso interesse e podem ser ignoradas.
No início, os tricomas são transparentes, ficam com aspecto leitoso e, em seguida, caramelo.

  • Tricomas transparentes, aparência de vidro: início da janela de colheita e do flush. Cedo para colher.
  • Tricomas leitosos, aparência de plástico: colheita para maiores efeitos psicoativos e eufóricos.
  • Tricomas leitosos com cerca de 20% na cor caramelo: colheita para grandes níveis de THC, efeito eufórico, mas com algum efeito anti-ansiedade.
  • Tricomas na cor caramelo: colheita tardia, degradação das moléculas psicoativas em CBN, efeito mais sedativo e relaxante.
  • Tricomas cinzas e murchos: janela de colheita encerrada, pouquíssimo efeito psicoativo e muito sedativo. Geralmente atingem este estágio após cerca de 4 semanas do início da janela de colheita.

A diferenciação dos estágios dos tricomas pode ser difícil no início. Por isso, observe tanto os pistilos que se tornam marrons e curvados, quanto os tricomas que se tornam leitosos e caramelos.

Mais um indicativo são as folhas que se tornam amarelas conforme a janela de colheita for fechando. Faça a colheita antes que as folhas pequenas e solitárias (diretamente ligadas às flores) fiquem amarelas.

Outra estratégia é colher algumas flores em diferentes estágios para comparação e definição da sua preferência.

Como realizar a colheita

Remova as folhas maiores. Em seguida corte os galhos, mantendo as flores.

Com uma tesoura pequena, corte as folhas menores, que ficam próximas das flores.

Estas folhas muitas vezes possuem tricomas e podem ser utilizados para fazer haxixe, manteiga ou óleo de maconha.

Utilize luvas descartáveis para realizar esta poda de folhas (também chamada de manicure), para que suas mãos não fiquem grudentas por causa da resina e dificulte seu trabalho, que pode levar um tempo.

Embora este processo possa ser realizado depois da secagem, é muito mais fácil cortá-las logo após a colheita.

Secagem e envelhecimento da maconha

A secagem e envelhecimento (ou cura) da maconha permite que as moléculas de clorofila se degradem, eliminando a fumaça, gosto e cheiro de mato ao fumar.

Também aumenta a potência, sabor e cheiros característicos, além de impedir o crescimento de fungos e bactérias.

Faça o processo de secagem lentamente, evitando métodos rápidos como microondas e forno, pois sua maconha ficará com um gosto horrível.

Para realizar a secagem, escolha um local escuro com temperatura ambiente.

Umidade em 40-50% e 21ºC é o ideal. A tenda de cultivo é muito boa para esta tarefa.

A ventilação é muito importante para impedir o crescimento de fungos. Um ventilador pode ser útil, mas não coloque o vento diretamente nas plantas.

Utilize cabides de roupas para pendurar os galhos de forma mais fácil, ou um varal.

Pendure os galhos separadamente de ponta cabeça, deixando espaço para que o ar circule livremente entre elas, permitindo uma secagem mais uniforme.

Tenha muito cuidado para não danificar as flores e os preciosos tricomas.

Este processo de secagem demora de 5 a 10 dias e termina quando a parte externa das flores está seca e os galhos pequenos quebram ao serem curvados.

Não é necessário aguardar até que o caule principal quebre ao curvar.

Após este período de secagem, já é possível consumir a sua maconha, porém ainda não está no ponto ótimo de sabor, aroma e potência. Aguarde mais um pouco para a cura completa.

Armazenamento da maconha

Neste ponto, seu objetivo é de armazenar suas flores de maconha em um ambiente controlado e fechado, com umidade estabilizada em torno de 60-65%.

Potes de vidro de 500ml com tampa são os ideais para que sua maconha não fique embolorada.

Preencha-os até 75% do volume, para que tenha um pouco de ar disponível e seja possível agitar para que as flores troquem de posição.

Se as flores começarem a grudar uma nas outras ao agitar o frasco, é porque estão muito úmidas ainda. Deixe a tampa aberta até que a parte externa esteja seca, mas o ideal é colocar no frasco somente quando estiverem secas externamente.

Nos primeiros dias, abra os potes pelo menos 2 vezes ao dia para trocar o ar, importante para o processo de cura e também para evitar mofo.

Se ao abrir o frasco, você sentir aquele cheiro de maconha como todos conhecemos, você está fazendo tudo certo.

Se os buds estiverem úmidos e grudados um nos outros, deixe a tampa aberta por cerca de 3-4 horas.

Se sentir cheiro de amônia, deixe a maconha secar fora do frasco por cerca de 1 dia, pois é sinal de emboloramento.

A cura completa pode levar cerca de 2 ou mais semanas. Experimente as amostras durante este processo para saber o ponto ideal para seu gosto.

Boa plantação!

Problemas comuns no plantio

Identifique qual é o problema na sua plantação de maconha preenchendo o seguinte questionário de identificação de problemas no cultivo de maconha.

 

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Cannabis_cultivation