Isso mesmo. Uma das melhores formas de aumentar a produtividade de sua planta de maconha é aplicar a técnica de treinamento sem estresse ou LST do inglês Low Stress Training.



Vaso de Feltro

O que é LST ou Treinamento sem estresse?

É uma técnica com o objetivo de alterar a estrutura da planta de forma que o uso da luz seja otimizado, como se fosse um bonsai para seu pé de maconha.

Ao curvar e amarrar os galhos e caules gentilmente para um crescimento mais horizontal, o pé de Cannabis fica com estatura mais uniforme, enquanto o espaço é melhor otimizado para o seu cultivo.

Há técnicas de cultivo que utilizam justamente o estresse para estimular o crescimento, também conhecidas como HST (High Stress Training). Entre elas, o super cropping e a poda top.

Por que treinar sua planta de maconha?

Veja um exemplo de planta que foi treinada para otimizar o uso da luz:

LST - treinando planta de maconha

Planta treinada usando a técnica LST para aumentar a produtividade

Planta de maconha com LST

Flores irão se desenvolver nos pontos vermelhos

O pé de maconha cresce naturalmente no formato de uma árvore de natal, conhecida como dominância apical. A flor do caule principal fica maior, enquanto que as secundárias ficam menores.

Por causa deste formato cônico, dificilmente sua fonte luminosa irá fornecer quantidades ideais de luz por toda a planta, pois a intensidade da luz varia muito de acordo com a distância da fonte luminosa.

E como a quantidade de luz é um dos fatores mais importantes para aumentar a produtividade de suas plantas de maconha, vale a pena utilizar esta técnica para obter buds (flores) maiores e mais numerosos.

Cannabis com dominância apical

Dominância Apical na Cannabis – Diário Primeiro cultivo de lemon hazer

 

É comum termos problemas como iluminação forte demais no topo da planta que fica mais próxima da luz e ao mesmo tempo iluminação insuficiente nos ramos inferiores, que além de ficarem mais distantes da luz podem ficar em regiões sombreadas.

Com o treinamento sem estresse, a planta desenvolve uma cobertura mais plana e uniforme, expondo os buds dos ramos secundários à luz.

Desta forma, mais flores ficam com tamanho maior, aumentando a produção sem investir mais com lâmpadas e energia elétrica.

treinamento lst planta maconha

Vantagens do Treinamento sem estresse

  • Produção maior, para o mesmo espaço e lâmpadas;
  • Controle do tamanho, formato e altura do seu pé de maconha;
  • Muitos buds grandes, ao invés de apenas um bud principal e vários pequenos;
  • Permite rápida recuperação, sem interrupção no crescimento.

Quais variedades de maconha podem utilizar LST?

Cannabis indica, sativa, ruderalis, híbridas, fotoperiódicas, automáticas, indoor e outdoor. Todas as variedades podem se beneficiar desta técnica. Até mesmo outras plantas que não sejam a maconha.

No cultivo dentro de casa, há o benefício de ajustar a sua planta para o espaço que possui, fazendo que seu pé de maconha não cresça além da altura disponível no armário, tenda, quarto, etc.

Para o cultivo fora de casa, também há vantagens. A planta fica com menor estatura, chama menos atenção e a produção também aumenta, ao evitar sombras e aproveitando melhor a exposição da luz solar.

Passo a passo para LST

Material necessário

Arames de jardinagem ou fios emborrachados e macios para amarrar os galhos. Não utilize um barbante, ou fio muito fino ou áspero, que possa machucar a planta conforme ela cresce. Feridas abertas permitem a invasão de fungos ou bactérias na sua plantinha.

Faça buracos ao redor da borda do vaso para prender as amarras. Também é possível prender em estacas de bambu ou madeira com cerca de 30cm, fincados no meio de cultivo. Não amarre em estruturas fora do vaso, que impeçam a movimentação do vaso.

Como acidentes podem ocorrer ao dobrar os galhos, tenha uma fita adesiva em mãos para fixar qualquer parte que tenha quebrado. Basta juntar as extremidades quebradas e passar o adesivo para fixá-las imediatamente. Elas geralmente se recuperam, desde que não tenham se partido por completo.

Amarrações para o treinamento sem estresse - LST

Diário Gorilla Glue

Quando começar o treinamento

O ideal é começar o treinamento quando a planta desenvolver de 4 a 6 nós de folhas. Assim, a sua planta já tem a resistência necessária.

Muitos cultivadores realizam também a técnica de podar o caule principal para facilitar no treinamento. A planta fica mais simétrica e desenvolve mais para os lados e com mais folhas.

Porém, a poda não caracteriza a parte “sem estresse” e pode retardar o crescimento. A poda também não é recomendada para variedades automáticas, pois não possui tempo suficiente para se recuperarem.

Se a sua planta já estiver bastante desenvolvida, verifique se é possível curvá-la sem quebrá-la. Depois de algum tempo o caule torna-se mais amadeirado e menos flexível.

Portanto, é melhor começar o treinamento cedo do que tarde. Continue o treinamento apenas pelas primeiras semanas da floração, quando ocorre o estiramento e o pé de maconha dobra de tamanho.

Depois disso, os galhos tornam-se cada vez mais rígidos e suscetíveis a quebrar.

Impeça a dominância apical

O objetivo do LST é impedir a dominância apical, ou seja, um caule principal e vários ramos secundários no formato de um cone.

Comece torcendo o caule principal suavemente em direção à borda do vaso. Amarre um fio macio na planta e a outra extremidade no orifício previamente perfurado na borda do vaso.

Após algumas horas, as partes soltas do galho amarrado irão se virar em direção à luz.

Amarras do Treinamento sem estresse

Cannabis amarrada para o treinamento sem stress

Cannabis se curvando em busca da luz após amarrar

Cannabis se curvando em busca da luz após amarrar

Dicas para amarrar os galhos

  • Seja cuidadoso – Realize a dobra com cuidado e devagar para perceber até que ponto pode se curvar.
  • Apenas dobre os galhos flexíveis – os galhos mais novos são mais flexíveis e possíveis de curvar. Quando tornam-se amadeirados e rígidos, é mais provável que se quebrem.
  • Comece cedo – o treinamento tem melhores resultados quando realizado logo no início. Assim a planta fica no formato que você quiser.
  • Amarre com firmeza –  não permita que as amarras deslizem ou escorreguem, para que não machuque a planta.

Continue com o treinamento sem estresse

Após amarrar o caule principal, os ramos secundários começarão a crescer e eventualmente uma delas ficará mais alta do que as outras.

Repita o processo de curvar em direção à borda do vaso, mantendo distância de outros galhos já amarrados. Amarre para que fique no formato de uma estrela, olhando por cima.

Verifique a necessidade de novas amarrações dentro de alguns dias, repetindo todo o processo com muito cuidado e sempre que um galho ficar mais alto do que os outros.

Cobertura Plana do pé de maconha

Cobertura Plana do pé de maconha

LST no período de floração

Continue com o treinamento no estágio vegetativo da maconha até que fique na altura, largura e formato desejado.

Desta forma, inicie a floração (no caso de variedades fotoperiódicas), quando sua planta de maconha estiver no formato horizontal e na metade da altura final desejada. O pé de maconha chega a dobrar de tamanho durante o estiramento da floração.

Durante as primeiras semanas após as flores começarem a se desenvolver, continue a observar e amarrar os galhos que ficarem mais altos do que os outros.

Evite tocar as flores, ou mesmo realizar as amarras muito próxima delas para evitar danos.

Após cerca de um mês de floração, o treinamento chega ao fim e basta aguardar as flores crescerem. Neste estágio, a Cannabis irá colocar toda sua energia para desenvolver as flores e a estrutura não irá mudar, tornando-se rígidas.

Bom treinamento sem estresse para sua planta de maconha!

Crie um diário medicinal

Apenas é possível melhorar e otimizar o que é medido e um diário medicinal possibilita monitorar o desenvolvimento da sua planta medicinal. Além disso, você aprende com erros e acertos e recebe dicas da nossa comunidade de cultivadores.

Criar Diário

 

Referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Cannabis_cultivation#LST’ing