Problemas e Doenças comuns no pé de maconha

folhas da maconha afetadas por doenças em seu cultivo

folhas da maconha afetadas por doenças em seu cultivo

Nem tudo são flores no cultivo da maconha, e a Cannabis está sujeita a doenças causadas por deficiência ou excesso de nutrientes, excesso de regas, apodrecimento das raízes, pH incorreto, ou mesmo pela infestação de pragas como insetos, ácaros, fungos e vírus.

Problemas na plantação de maconha afetam o desenvolvimento da planta e a produção das flores, além da possibilidade de causar a morte da planta, ou mesmo o hermafroditismo, caso não seja tratada a tempo.

A seguir, vamos falar sobre as principais doenças que acometem a Cannabis. Quais são as causas e tratamentos imediatos para salvar a sua planta. Verifique também alguns fatores importantes de como está o ambiente e as rotinas diárias do seu cultivo.

Problemas no ambiente de cultivo:

Fotoperíodo

No cultivo indoor, o mais comum é fornecer 18 horas de luz no período vegetativo, e de 12 horas na floração. 

No cultivo ao ar livre, o fotoperíodo é determinado pela disponibilidade de luz solar na região em que se realiza a plantação. A média do fotoperíodo outdoor é de cerca de 12 horas, contando das 6h às 18h.

A quantidade de luz afeta diretamente o desenvolvimento da planta. Sendo um fator crucial para que a planta cresça vigorosamente. Quando é insuficiente, o caule pode esticar demasiadamente sem que haja crescimento na espessura e na quantidade de folhas e a planta pode tombar.

Revegetação da Cannabis

Revegetação da Cannabis

Maconha Revegetando

Quando o ciclo de luz está incorreto, p.ex regime vegetativo de 18h de luz durante o período de floração, a planta pode reverter para o estágio vegetativo, chamado de revegetação.

As flores param de crescer e amadurecer, e surgem folhas arredondadas parecidas com as cotiledôneas, ao invés da usual folha de várias pontas.

Isso ocorre porque, na natureza, a Cannabis inicia o estágio vegetativo na primavera e floresce no outono, quando o dia fica mais curto.

Esta reversão de estágio é altamente estressante para a planta, e pode desencadear o processo de hermafroditismo, quando o pé de maconha acaba apresentando ambos os sexos e compromete a colheita.

Como evitar a revegetação

Atente-se ao fotoperíodo em cada estágio. O mais comum são 18h de luz para 6h de escuridão no estágio vegetativo e 12h de luz e escuridão no estágio de floração.

Entenda que o período de escuridão é o que importa e não pode ser interrompido. Não há problemas em interromper o período de luz se isso não for muito prolongado.

  • Verifique se não há vazamentos de luz
  • Não abra a tenda ou acenda a luz no período de escuridão
  • Se for plantio outdoor, veja se postes de luz não estão interferindo

Temperatura e umidade

Verifique se a temperatura e a umidade do growroom estão adequados. As plantas se desenvolvem melhor em temperaturas entre 21°C e 29°C. O intervalo de 22°C a 25°C é o mais recomendado para que se desenvolva mais rápido no cultivo indoor.

No cultivo ao ar livre, cuide para que as altas temperaturas não acabem queimando seu cultivo e até mesmo matando boa parte dele. Evite expor a sua plantinha ao sol do meio dia.

Além disso, no cultivo outdoor, as plantas ficam mais expostas a temporais, vendavais e pragas. Tenha cuidado redobrado.

Água

Regar com muita frequência é um erro muito comum e pode ocasionar o apodrecimento das raízes, interrompendo o crescimento da planta. Regue sua planta apenas quando o solo estiver seco.

Meça o pH da água a ser regada com um aparelho de medição. O ideal é um pH ligeiramente ácido, algo entre 5,5 a 6,5.

Caso você não tenha o medidor de pH e use água da torneira, lembre-se que as companhias de saneamento usam cloro como tratamento principal, e o cloro é prejudicial para as plantas. Nesse caso, é melhor deixar a água descansando por 12h em um recipiente aberto, para que o cloro evapore.

CO2

O dióxido de carbono ou gás carbônico, é utilizado no processo de fotossíntese, essencial para o crescimento da planta.

Mantenha uma boa ventilação no ambiente que sua planta de Cannabis está, para um bom desenvolvimento e uma colheita de qualidade.

Solo ou Substrato

Fornecer um bom solo é essencial para um bom desenvolvimento do seu pé de maconha. A terra de compostagem possui muitos nutrientes, enquanto que a fibra de coco e a turfa necessitam de fertilizantes desde o início.

A composição da terra comum e de compostagem dependem da origem e do preparo. Portanto, faça a rega com pH controlado e meça o pH da água que escorre após a rega para ajustá-la. Após algumas regas, o solo estará em conformidade com a água regada.

No caso de utilizar fibra de coco ou a turfa, prepare-o lavando com uma grande quantidade de água no pH correto, para que fique livre de sujeiras e poeiras que compactam o solo, além de normalizar o pH.

O pH incorreto impede que as raízes absorvam os nutrientes necessários para o crescimento, ocasionando inúmeros problemas.

Drenagem

O vaso precisa permitir que a água escorra livremente, caso contrário, irá apodrecer a raiz da maconha. A água parada também é um ambiente propício para o crescimento de fungos e outros organismos prejudiciais.

Faça vários furos no vaso, inclusive nas laterais. Quanto mais arejada, melhor. Vasos de feltro são ideais para plantar maconha, pois o tecido permite a troca de gases e uma drenagem melhor.

Problemas nutricionais na maconha

Deficiência de Nutrientes

Deficiência de nutrientes na Cannabis ocasionado por pH incorreto

Deficiência de nutrientes – pH incorreto

Muitas vezes, as deficiências nutricionais da maconha estão relacionados com problemas de pH incorreto.

Um pH muito alto ou muito baixo, impede que a planta absorva todos os nutrientes de forma correta. Por isso elas aparentam estar deficientes, quando na verdade existem nutrientes em quantidade suficientes no solo.

Neste caso, adicionar mais nutrientes apenas piora a situação, desregulando o pH ainda mais e aumentando a quantidade de partículas no meio.

SoluçãoRealize um flush, que é uma rega abundante com cerca do dobro de volume do vaso com água com pH controlado. Meçao pH da água que escorre do vaso.

Excesso de fertilizantes – overfert

Sinais de excesso de fertilizantes na planta contém sinais de folhas queimadas, murchas nas pontas e nas laterais, e curvadas para baixo.

Comece a fornecer nutrientes apenas após o surgimento do terceiro nó de folhas, quando o pé de maconha estiver mais resistente.

Forneça os nutrientes em pequenas quantidades durante a semana ao invés de uma quantidade grande em poucas vezes. Intercale uma rega com nutrientes com outra apenas com água.

SoluçãoEnxágue com flush e diminua a quantidade e frequência de fertilizantes, ou de nutrientes orgânicos. Verifique a quantidade de nutrientes que deve ser fornecida em cada fase da plantação.

Excesso de regas na Cannabis

Sinais de que você está regando demais a sua planta com água, são folhas murchas, curvadas e amareladas, e um cheiro constante de terra molhada em seu growroom.

Solução – Aumente a temperatura e o fluxo de ar para evaporar o excesso de água. Não regue em excesso, somente quando o solo estiver quase seco. Se o seu solo estiver encharcado, transplante sua planta para um novo vaso com solo seco e fresco.

Veja como regar corretamente a sua planta.

Excesso de calor

Sinais de estresse por calor se assemelham muito a queimaduras por nutrientes. Exceto que elas ocorrem no topo da planta, próxima das lâmpadas. O amarelamento das folhas superiores é causado normalmente por proximidade das lâmpadas HID.

Solução – Uma forma de saber se a sua maconha está recebendo calor em excesso,  é colocar a mão no topo da planta. Se você sentir uma sensação de desconforto é porque elas estão muito próximas.

Em caso de um cultivo ao ar livre, em dias muito quentes, mova sua planta para um lugar onde a temperatura esteja mais amena, principalmente em horários em que a luz do sol está mais forte.

Problemas com as folhas amarelando

Folhas amarelas na floração

Durante a floração, as folhas tendem a ficar amarelas, pois a planta utiliza toda sua energia e nutrientes para engordar as flores e isso é um processo normal.

Folhas amarelando na Floração

Folhas amarelas típicas da floração – Diário Colombian Gold

Folhas amarelando no vegetativo

Possíveis causas podem ser a drenagem insuficiente do solo, raízes apodrecendo, alta alcalinidade do solo, ou deficiência de nutrientes.

Solução – Mais uma vez lembre-se de checar o pH. Lembre-se que na fase de floração, o amarelar das folhas é normal, pois a planta usa toda a sua energia para a produção das flores, absorvendo todos os nutrientes estocados das folhas.

Amarelamento nas folhas inferiores e medianas

O amarelamento das folhas mais antigas é possivelmente um sinal de deficiência de Nitrogênio (N).

Se uma planta não está recebendo Nitrogênio suficiente das raízes, então ela irá sugar esse nutriente das folhas mais antigas.

Plantas com deficiência de Nitrogênio ficam sem vida, com um crescimento travado, resultando numa planta fraca e atrofiada. Em sistemas hidropônicos normalmente o pH está muito alto travando a absorção do Nitrogênio disponível na solução.

Já no solo, amarelar também pode ser indicação de raízes emaranhadas, que dificultam a absorção de nutrientes.

Solução – Primeiro verifique e ajuste o pH fazendo uma rega com abundância. O pH correto para a cannabis é 6.3 – 6.8 quando em solo, e 5.5 – 6.1 quando em sistema hidropônico.

Após, certifique-se de que está fornecendo a quantidade, e o tipo correto de fertilizante, ou nutrientes. Para o estágio vegetativo a Cannabis precisa de um alimento rico em Nitrogênio, em torno da proporção NPK de 2-1-1.

Amarelamento nas folhas superiores

O amarelamento nas folhas novas pode ser um sinal de deficiência de Enxofre (S). Essa deficiência é bastante rara mas começa com o amarelar de uma folha nova por inteiro, incluindo as suas veias. Outros sinais são, raízes alongadas, galhos rígidos e a ponta das folhas enroladas pra baixo. Entretanto, na maioria das vezes o amarelamento das folhas superiores e causado por proximidade das lâmpadas.

Solução – Verifique e ajuste o pH, além de verificar o nível de fertilizante, e nutrientes para se certificar de que está fornecendo o tipo, e a quantidade correta para o seu estágio de crescimento. Faça o teste da mão e veja se está muito quente.

Folhas enrolando pra cima

Pode ser sinal de deficiência de Magnésio (Mg) causada por um nível de pH baixo. A falta de Magnésio pode ainda ocasionar um amarelamento (com posterior escurecimento e folhas secas), e amarelamento entre as veias, começando nas pontas das folhas mais antigas e progredindo para o centro.

E pode ser também um sinal de excesso de calor e umidade dentro da estufa.

Solução – Verifique e ajuste o pH com um flush, já que fora do nível ideal a Cannabis perde a capacidade de absorver os elementos essenciais para um crescimento saudável.

Se você está cultivando no solo, o magnésio começará a ser travado com um pH de 6.5 ou inferior, e em sistemas hidropônico começa com 5.8 ou inferior.

No caso do pH estar correto, então adicione ¼ de colher de chá de Sulfato de Magnésio heptahidratado (Epsom Salt) por litro de água.

Quando a água da torneira está acima de 200 PPM, o magnésio fica travado por excesso de cálcio (Ca) na água. Utilize outra fonte, ou água mineral.

Folhas enrolando pra baixo

Folhas com as pontas e margens queimadas pode ser um um sinal de que o nível de nutrientes está muito alto.

Solução – Verifique e ajuste o pH. Enxague e diminua o nível dos nutrientes.

Folhas murchas

Geralmente ocorre por excesso ou a falta de água, ou luz.

Solução – Se o cultivo for no solo, primeiro coloque o dedo até cerca de 4cm abaixo do solo e verifique se está seco ou úmido. Se o solo estiver sempre úmido, melhore a drenagem do vaso e aumente a temperatura e a circulação de ar em sua estufa para evaporar um pouco do excesso.

O excesso de água constante pode levar a raízes a apodrecer, ficarem estagnadas, e o solo com aspecto enlameado. Se a planta apresenta esses sinais, transplante-a para um vaso novo com terra fresca e seca.

Por último, se falta de luz for seu problema, adicione mais luz ou ajuste a distância das lâmpadas ao topo da planta.

Problemas com Raízes

Raízes Emaranhadas

Isso ocorre quando as raízes crescem e atingem as laterais do vaso, enrolando por não terem mais espaço para crescer. Plantas cujas raízes estão emaranhadas, possuem um crescimento atrofiado, fino, lento, folhas murchas e buds pequenos.

Folhas de baixo amarelando progressivamente e subindo até que todas as folhas sequem e morram, é um sinal significativo desse problema.

SoluçãoTransplante imediatamente sua planta para um vaso maior. A receita de bolo é de 4 litros de solo para cada 30 cm de altura, exceto em clones que podem utilizar uma medida menor.

Retire com cuidado a massa de raízes, inspecione e veja se as raízes formam um círculo fechado em volta da massa, em caso positivo, tente desprender essas raízes da massa de terra.

Se as raízes estiverem muito emaranhadas então você pode cortar algumas fatias de 1 cm em torno da massa com um instrumento afiado e esterilizado, antes de colocar a planta em seu novo vaso.

Não compacte o novo solo no fundo do novo pote, deixe-o aerado porém sem bolsas de ar, para que as raízes penetrem facilmente. Misture isopor picado para que o solo fique menos compacto.

Raízes Atrofiadas

Um crescimento lento ou um não crescimento de novas folhas, podem ser devido à deficiência de cálcio (Ca), intoxicação por Alumínio (Al), Cobre (Cu), pH Ácido ou presença de toxinas no solo.

Solução – Como sempre, verifique e ajuste o pH. Se houver qualquer tipo de intoxicação do solo, então você precisará enxaguá-lo completamente.

Raízes Podres

Veja aqui mais informações sobre como evitar o apodrecimento das raízes.

Planta de maconha com raiz podre

Apodrecimento das raízes da maconha

Problemas nos galhos e caules

Isso poderá ocorrer  por tentativa de treinamentos na planta, animais derrubando vasos, refletores caindo em cima, enfim, acidentes podem ocorrer.

Caule fino e esticado também pode ser luz insuficiente ou muito longe.

Solução – Faça talas com palitos de sorvete e prenda com fita crepe ou esparadrapo. Espere a planta se cicatrizar. Dê no mínimo uma semana para que a planta se recupere e volte a crescer.

Cannabis Hermafrodita

Planta de maconha hermafrodita

Maconha hermafrodita – Diário Gamora

Quando a planta de maconha sofre algum tipo de estresse, seja calor ou frio prolongado, excesso ou falta de nutrientes, pH incorreto ou doenças, fica com grandes chances de virar hermafrodita.

O hermafroditismo é bastante comum, sendo uma forma da planta assegurar que irá se autopolinizar e gerar sementes o mais rápido possível, antes que possivelmente morra, devido ao estresse pela qual está passando.

Isso significa que a planta acaba desenvolvendo pistilos e flores juntamente com estames e pólen.

Solução – não há muito o que fazer após a planta virar hermafrodita, a não ser afastá-la de outras plantas fêmeas, para evitar a polinização e geração de sementes.

Se detectado cedo, pode remover os sacos de pólen com muito cuidado para que não se abram, verificando constantemente se não surgem mais sacos de pólen.