Pragas que podem surgir no cultivo da Cannabis

Vamos falar um pouco sobre as pragas  que podem afetar o seu cultivo de Cannabis. Se você está enfrentando problemas com pragas na sua plantação, vamos mostrar algumas opções rápidas que podem salva-las, se detectadas a tempo.

A ação rápida é de extrema importância para evitar graves consequências em que essas pragas podem levar sua planta até á morte. As pragas da Cannabis podem surgir principalmente através dos insetos, ácaros, fungos e os vírus.

Para evitar a infestação dessas pragas na sua Cannabis o primeiro passo é a prevenção

Prevenção do surgimento de pragas na Cannabis

Verifique se a sua sala de cultivo de cannabis está completamente fechada. Sele todas as fendas e/ou rachaduras, portas e janelas. Coloque um filtro sobre as entradas de ar.

Possivelmente as suas roupas podem carregar elementos externos como os vírus e bactérias, que podem contaminar sua plantação de maconha. Como prevenção, troque de roupa antes de entrar no seu ambiente de cultivo. Isso evita que esses potenciais intrusos tenham acesso ao seu cultivo.

Evite que os animais de estimação acessem sua área de cultivo. Eles podem carregar alguns tipos de ácaros, fungos, ou bactérias,  que podem ser de alguns tipos patógenos.

Mantenha o hábito de desinfectar o ambiente onde as plantas ficam, mantendo o seu local de cultivo sempre limpo. Lave bem as suas ferramentas e recipientes antes de utiliza-los no solo, ou na Cannabis. E lave sempre as mãos antes de manusear as plantas e as ferramentas.

Agora vamos falar sobre as pragas que podem surgir na sua plantação de Cannabis, como prevenir o seu surgimento, e como eliminá-las.

Praga da mosca branca na plantação de maconha

mosca branca sobre as folhas da cannabis

infestação de moscas brancas na cannabis

A mosca branca é o nome pela qual se dá o conjunto de insetos Homópteros, pertencentes à família Aleyrodidae.

Atualmente sabemos que existem mais de 1500 espécies da mosca branca. Entretanto, nos cultivos de Cannabis a mais comum é a Trialeurodes vaporarium.

A mosca branca prefere regiões de clima cálido, e se prolifera preferencialmente em estufas e cultivos de interior, onde normalmente a umidade e a temperatura são perfeitas para o seu desenvolvimento além de estarem a salvo de seus predadores.

A praga da mosca branca produz um dano triplo nas plantas. Ela se alimenta cravando o seu estilete bucal sugando a seiva, o que causa um dano direto á planta.

Enquanto ela se alimenta, elas expulsam os seus dejetos sobre as folhas, que danificam e proliferam os fungos, de aspecto negro que impedem essa parte da planta de realizar a fotossíntese.

Outro dos efeitos desta praga é a possível transmissão de vírus que afetam gravemente as plantas. Para detectar a praga da mosca branca na Cannabis, é preciso se atentar aos sinais deixados na planta.

Ela possui um aspecto de uma pequena mariposa, e os danos causados inicialmente nas folhas, se assemelham a pequenos pontos brancos nas folhas.

Além disso as secreções deixadas nas folhas formam manchas negras que são bem fáceis de identificar. As larvas têm um aspecto transparente ou meio amarelado. Se forem muitas as manchas, é relativamente fácil vê-las na parte inferior das folhas.

Como prevenir a praga da mosca branca na Cannabis

Em cultivos indoor, o mais indicado é manter o nível da umidade e temperatura, corretos. Selar todo o ambiente da sala de cultivo protegendo-o de forma em que nenhum inseto possa entrar no local.

Inserir plantas anti-insetos como as bug barrier, pode ser de grande ajuda de prevenção as pragas.

No entanto sempre existirá um risco de que algum inseto consiga adentrar o local do cultivo, então ter o hábito de inspecionar sempre as folhas das plantas especialmente pela parte inferior, pode ajudar a prevenir danos futuros.

Também é muito recomendável usar periodicamente produtos como óleo de neem como ação preventiva.

A aplicação preventiva do óleo de neem é a primeira e a mais fácil medida de proteção que podemos usar. Podemos também empregar métodos próprios da agricultura ecológica como a colocação de barreiras de plantas que atraiam as moscas com fitas adesivas amarelas.

Como combater a praga da mosca branca na maconha

É recomendável aplicar sabão de potássio, ele enfraquece o exoesqueleto dos insetos, e em seguida aplicar o óleo de neem, que age como um inseticida natural ajudando a combate-los.

O combate pode ser feito através desses produtos orgânicos, e também com substâncias como a rotenonapiretrinas.

Produtos químicos podem ser usados embora esta opção seja a menos recomendada. É melhor aplicá-lo como um último recurso, e somente quando as outras opções não funcionaram.

Praga da aranha vermelha na Cannabis

aranhas vermelhas e suas teias na folha da cannabis

aranhas vermelhas e suas teias na folha da cannabis

A aranha vermelha da espécie de Tetranychus urticae e Tetranychus cinnabarinus, é um ácaro que é uma das pragas que mais afetam os cultivos indoor, e se não identificadas logo de início, podem resultar em consequências devastadoras.

Ela se reproduz rapidamente em locais com altas temperaturas, baixa umidade, e pouca ventilação. Ela se alimenta da seiva da planta e se aloja na parte inferior das folhas.

Os primeiros sinais desta praga são o surgimento de manchas amarelas nas folhas, e logo após se tornam amarelas e secas.

Em estágios mais severos, as teias são encontradas em torno dos budds. Esta praga causa o enfraquecimento da planta. A aranha vermelha é muito resistente porque ela se reproduz com muita rapidez, e por isso é considerada uma das piores pragas que podem surgir na Cannabis.

Como prevenir a aranha vermelha

Para prevenir que a aranha vermelha infeste a sua planta, mantenha alta a umidade durante o período vegetativo e uma temperatura abaixo de 26ºC. Evite fertilizantes com um alto teor de Nitrogênio para evitar esta praga na sua planta.

Combate a praga da aranha vermelha na maconha

Para combatê-la de forma biológica, seus inimigos principais são os ácaros Phytoseiulus persimilis, Neoseiulus californicus ou Typhlodromus phialatus.

Os produtos acaricidas, também podem ser aplicados ​​levando em conta que esses produtos atuam contra a praga que queremos eliminar, bem como contra todo o resto dos ácaros presentes na planta.

Praga dos tripes na maconha

infestação de tripes nas folhas

infestação de tripes nas folhas

Os Tripes pertencem á espécie de insetos Frankliniella occidentalis, e essa praga gera um problema grave já que ela transmite doenças à planta.

O Tripe é um pequeno inseto que se alimenta da seiva da planta, ele se hospeda no meio das folhas e dentro dos budds. A temperatura elevada favorece o seu surgimento.

Os danos causados ​​pelos tripes ocorrem devido ao fato de que eles sugam a seiva das folhas. Os sinais deixados por eles são manchas brancas e prateadas nas folhas, e que podem deforma-las totalmente.

Eles também causam sérios danos em toda a planta, pois transportam vírus devastadores. Esta praga pode surgir  principalmente no cultivo indoor.

Como prevenir os Tripes na sua Cannabis

Você pode prevenir seu aparecimento de forma natural, usando armadilhas adesivas azuis, isso permitirá detectar facilmente a presença inicial dos tripes no seu cultivo.

Como combater a praga dos Tripes

São vários os predadores dos tripes que podem ser usados ​​para eliminá-los, como os Amblyseius barkeri, Amblyseius cucumeris ou Amblyseius degeneraus. Como sempre o óleo de neem  age como um inseticida natural, um excelente preventivo biológico.

Praga de pulgões na plantação de Cannabis

folhas infestadas por pulgões

folhas infestadas por pulgões

Os pulgões se alimentam da seiva da planta introduzindo seus aparelhos bucais nos seus tecidos vegetais. Eles excretam um líquido açucarado, o  melato, esse líquido não só entope os poros das folhas, como também estimula o crescimento de bolores de cor escura, impedindo a luz  de chegar aos tecidos, impedindo que a planta que realize a fotossíntese.

Os Pulgões enfraquecem a planta sugando os seus fluidos, o que pode travar seu crescimento. E são meios comuns de transmissão de vírus ás plantas.

Eles ficam na parte inferior das folhas e no caule das plantas, se alimentando da seiva, o que causa a desfoliação, e o amarelamento das folhas.

Os pulgões ainda podem atuar como vetores e transmissores de vírus para as plantas, o que facilita o surgimento dos fungos. Como eles se reproduzem rapidamente, eles podem devastar a planta em muito pouco tempo.Você também pode perceber o surgimento de formigas em seu jardim, quando há uma infestação de pulgões.

Uma vez que as formigas usam o líquido açucarado que é excretado pelos pulgões como uma fonte de alimento, as formigas vão cultivar os pulgões e protegê-los contra os seus predadores. Por isso antes de combate-los, tente eliminar as formigas.

Combate a praga dos pulgões

Para combate-los de forma biológica podemos utilizar seus predadores que são os Coccinella septempunctata, Aphidoletes aphidimyza, Aphidius ervi, Aphidius colemani ou Chrysoperla carnea, entre outros. Esses insetos podem eliminar toda a população de afídios.

Um controle alternativo rápido, barato e saudável para o combate ao pulgão, é o uso de sabão neutro misturado com água, é de fácil aplicação, se degrada rapidamente no meio ambiente.

Como preparar a solução com o sabão neutro: Dissolva o sabão neutro em meio litro de água quente. Para a aplicação, dissolva novamente o preparado, em 9 litros e meio de água, e aplique sobre as plantas atacadas pela praga.

Outra boa alternativa é o chorume de urtigas: Em 1 litro de água, coloque 200g de urtigas frescas, e 40g de urtigas secas. Deixe a mistura repousar durante uma semana, mistura devidamente filtrada e pulverize a Cannabis.

Larva minadora de folhas na maconha

sinais de infestação da larva minadora na cannabis

sinais de infestação da larva minadora na cannabis

São conhecidas várias as espécies de Dípteros de minador, pertencentes à família Agromyzidae, a mais comum nas plantações é a Liriomyza trifolii.

Essa é uma praga que se multiplica de maneira absurda causando danos significativos. Os adultos cortam as folhas para alimentar-se e depositam os ovos. Seus ovos são depositados dentro das folhas jovens, e mais tarde as larvas são as que causam os danos.

Por sua vez, as larvas se desenvolvem dentro das folhas, causando danos, e gerando galerias que posteriormente se tornam lesões necróticas dentro da planta. Esses danos também reduzem a capacidade fotossintética da planta.

Prevenção das larvas

Para prevenir o seu surgimento, pode se fazer o uso do óleo de neem. O controle e o combate podem ser feitos através dos seus principais predadores naturais, que são os insetos das famílias Eulophidae, Braconidae, Encyrtidae e Elasmidae.

Como combater a praga da larva minadora na Cannabis

Podemos aplicar o óleo de neem como um aliado. Na irrigação, ele é absorvido pela planta e permanecerá ativo por cerca de 3 semanas. Isso evita que os insetos sugadores se alimentem. Aparentemente, o neem faz a seiva da planta ter um sabor amargo, algo que desagrada os insetos.

As armadilhas cromáticas amarelas também são úteis, pois moscas e borboletas são atraídas por essa cor. Seus predadores naturais como Chrysopidae, Orius (percevejo), aranhas ou vespas parasitóides são um dos métodos de controle também.

Mosca do solo no cultivo da maconha

mosca do solo sobre a folha da cannabis

mosca do solo sobre a folha da cannabis

A mosca do solo da família Sciaridae, é um pequeno inseto de dipterano que geralmente é alojado no substrato em cultivos indoors. É uma pequena mosca preta cujo as larvas se alimentam dos cabelos radiculares e que afetam gravemente o sistema radicular das plantas.

Pode ser facilmente detectado, se ao mover os vaso de cultivo, pequenas moscas voarem para fora do substrato. Elas se reproduzem rapidamente em ambientes úmidos e escuros, e além de afetar o sistema radicular, facilitando o surgimento de fungos, como o Fusarium ou Botrytis.

Prevenção da mosca na cannabis

Utilize o óleo de Neem como preventivo, isso impedirá a aparência desta praga na planta. Para um combate a mosca, de forma natural, os predadores que se alimentam da mosca do solo são a Atheta Coriaria, Hypoaspis ou Steinernema Feltiae.

Como combater a praga da da mosca de solo na cannabis:

Aqui também indicamos como forma de combate o pretor e o óleo de neem, devem ser aplicados várias vezes e podem ter efeitos negativos nas raízes das plantas.

Lagartas no pé de maconha

folhas da Cannabis devoradas por lagartas

sinais do ataque de lagartas nas folhas

As lagartas, pertencentes à família Lepidoptera, são pragas destrutivas que afetam principalmente a cannabis cultivada ao ar livre. As borboletas e as mariposas depositam seus ovos nas plantas e as larvas,mais tarde, se alimentam das folhas e dos brotos, devorando-as e causando danos irreparáveis á sua plantação.

Sentem predileção por plantas durante a floração porque seus ataques favorecem a aparência de mofos e podridão.

Prevenção das lagartas na Cannabis

Para um controle de forma biológica,  podemos utilizar os predadores naturais da lagarta, que são a Coccinella septempunctata ou Orius spp. Outros parasitas e patógenos também podem ser usados ​​para combatê-la.

Como combater a praga da lagarta na Cannabis

Pode-se fazer uso também de um produto biológico, um dos mais eficazes para controlar esta praga, que é o Baccilus thuringiensis, uma bactéria que é comercializada como inseticida biológico. Como uma última opção também podem ser aplicados produtos químicos, mas sempre como uma última opção.

Além dessas dicas de prevenção e combate as pragas na cannabis que podem surgir no seu cultivo, confira também as técnicas de cultivo na Cannabis, em nosso guia completo de como plantar maconha.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cannabis