desfolhação-cannabis

A desfolhação é uma técnica de cultivo, que consiste em retirar parte das folhas durante o cultivo da maconha. Pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas de cultivo, como por exemplo, o LST,e poda top.

Ao retirar folhas da Cannabis, interrompemos o processo de crescimento das raízes, além de estimular o aumento de produção de flores.
Esta técnica não é inovadora ou específica para a Cannabis.

Sua prática já é bem utilizada por profissionais da jardinagem e agricultura. Pode ser aplicada nos mais diversos tipos de cultivos como vasos, hidroponia, grow room, etc.

A desfolhação no pé de maconha, estimula a planta a reagir e crescer mais forte e saudável, resultando em uma colheita com mais qualidade dos buds.

A quantidade da retirada de folhas na desfolhação, irá depender muito do estágio em que a planta se encontra. Há o risco da planta morrer caso a técnica seja aplicada de forma incorreta. A desfolhação não retira os ramos, apenas seus brotos inferiores e as folhas à volta deles.

Benefícios da desfolhação

  • Aumenta a produção de flores, sem aumentar o número de plantas
  • Distribui melhor a luz na planta
  • Melhora a ventilação, evitando o mofo nas flores
  • Fortalece e higieniza a planta
  • Controla o crescimento vertical e formato da planta
  • Reduz gastos com equipamentos

Desfolhação na fase vegetativa

Neste estágio você vai fazer apenas um desfolhamento alguns dias antes de alterar o fotoperíodo para floração (12 h de luz e 12 h de escuridão).

Verifique se sua planta cresceu bastante e está saudável o suficiente. Retire apenas as folhas maiores, com várias pontas, mais próximas da base da planta.

A principal função da folhas é de realizar a fotossíntese, ou seja, fornecer alimento para a planta. Portanto, deixe folhas o suficiente para a planta não morrer e retornar ao seu crescimento rapidamente.

Na dúvida, retire aos poucos. Sempre é possível desfolhar mais a planta, mas não é possível colar as folhas de volta. Nós indicamos realizar a técnica por 3 vezes, uma durante o estágio vegetativo e duas durante a floração.

Quando não aplicar a desfoliação?

Somente aplique o desfolhamento, se a sua planta estiver com crescimento rápido e com uma aparência saudável. Caso contrário, o crescimento pode estagnar e diminuir a colheita, ou mesmo acabar com seu pé de maconha.

Uma vez que você fez a desfolhação de forma correta tenha paciência até ela se recuperar. Vai demorar alguns dias, mas agora ela vai se desenvolver com uma folhagem mais densa e saudável.

Esta técnica pode ser aplicada para cultivo outdoor, mas os benefícios são melhores no plantio indoor. Na natureza, a planta precisa dessas folhas para armazenar energia, para compensar os dias nublados.

Desfolhação na Floração

O crescimento das flores está muito relacionada com a quantidade de luz que recebe, e o intuito é retirar as folhas para melhor distribuir a luz do seu grow room.

Ao retirar as folhas na fase da floração a planta produz mais a auxina, hormônio vegetal responsável pelo crescimento e também pela maturação das partes florais da Cannabis. Quando a planta se recupera do desfolhamento, suas flores crescem mais rápido e mais densas.

Quando retirar as folhas

A desfolhação na etapa da floração ocorre em duas fases: após 2 ou 4 semanas, quando os pistilos já estão começando a desenvolver. É hora de retirar todas as folhas grandes, deixando apenas as menores.

Após três dias surgirão novas folhas, e cerca de 7 a 10 dias depois sua planta terá folhagens mais densas e fortes. Aguarde cerca de 2 a 3 semanas, e verifique se a planta se recuperou totalmente. Sem sim, repita o processo anterior.

Logo depois você irá reparar o quanto os botões cresceram, e muitos estarão totalmente cobertos de folhas. Acompanhe para evitar áreas com sombras, e remova-as, caso necessário.

Ao retalhar o cálice e suas áreas inferiores, a planta concentra sua energia nos botões. O propósito final é ter uma produção com flores grandes, densas e uniformes.

Cuidado ao remover as folhas

Durante a retirada das folhas ou do corte, não retire muito próximo dos botões. Isso acaba formando aquelas pequenas flores que jogamos fora no final e esse não é o que queremos.

Desvantagens da desfolhação

O desfolhamento divide muitas opiniões entre os cultivadores. Alguns acreditam que ao remover as folhas, remove também a energia armazenada, impedindo que a planta os use.

Também é uma fonte de estresse para a planta. Se bem controlado, será benéfico, caso contrário, poderá ter o efeito contrário ao desejado. Cada espécie vai reagir de uma forma, e depende do cultivador aplicar a técnica de forma correta ou não.

Caso seja a sua primeira vez, comece aos poucos. É melhor retirar poucas folhas, do que em excesso, pois basta repetir o processo quando não for satisfatório.

Crie um Diário Medicinal

Construa um Diário Medicinal e acompanhe a evolução da sua Cannabis, e aprenda com seus erros e acertos, além de receber dicas de outros cultivadores da nossa comunidade.

Participe você também!

Criar Diário

Referências:

https://www.growweedeasy.com/defoliation