Vaso de Feltro

Como Plantar Maconha - Guia Completo

Como Plantar Maconha

Este passo a passo mostra como plantar maconha dentro de casa, utilizando uma estufa ou tenda que permite otimizar o cultivo. Nesse exemplo vamos usar uma semente de floração automática conhecida como Gorilla Glue Auto do banco de sementes Fast Buds.

O tempo total desse cultivo da germinação até a colheita é de aproximadamente 2 meses.

  1. Adquirir a semente
  2. Tenda ou estufa de cultivo indoor
  3. Ventilação
  4. Lâmpadas para cultivo
  5. Preparo do solo
  6. Germinação
  7. Período de crescimento ou vegetativo
  8. Período de floração
  9. Colheita
  10. Secagem e envelhecimento

Adquirir a semente

Existem alguns sites europeus que vendem sementes de maconha e despacham para o Brasil em embalagens discretas. Não existe garantia de entrega, devido ao risco da mercadoria ser apreendida pois não há legislação brasileira específica para tratar a importação de sementes de maconha. Tudo depende da interpretação do delegado ou juiz que pode considerar as sementes como insumo para o tráfego, pode considerar que se trata de insumo para consumo próprio ou ainda enquadrar a importação como contrabando por se tratar de um produto não legalizado.

No Brasil já foram concedidas centenas autorizações de importação de produtos de maconha para servir como ferramenta terapêutica. Para obtê-las, é necessário que um médico prescreva o produto de maconha e faça um laudo descrevendo o estado clínico da pessoa e todas alternativas já tentadas.

Resolvida a questão legal da importação da semente de maconha é preciso escolher a variedade que vai cultivar. Existem centenas de variedades disponíveis na internet em bancos de sementes espalhados por vários países com destaque para Holanda e Espanha.

Neste cultivo escolhemos a semente Gorilla Glue Auto.

Gorilla Glue Auto é uma variedade automática, ou seja, que não necessita de noites longas para iniciar a floração. Gorilla Glue #4 é a famosa variedade fotoperiódica que deu origem a sua versão automática. Segundo o banco de sementes Fast Buds o Gorilla Glue Auto preserva as características de sua versão original como potência e aromas intensos, grande produtividade e fácil cultivo, mas com a vantagem de proporcionar uma colheita rápida em pouco mais de 2 meses a partir da germinação da semente. Outra característica que deve ser observada na escolha da semente é a altura final da planta. A altura vai depender de vários fatores como tipo de luz e tamanho do vaso, mas o banco de sementes costuma informar qual é a altura final típica para cada semente. Segundo a Fast Buds, a altura típica do Gorilla Glue Auto é de cerca de 1 metro, portanto de caber em nosso espaço.

Sempre é bom lembrar que devemos usar sementes feminizadas para termos a garantia de que estamos cultivando uma planta feminina com deliciosas flores. Flores de plantas masculinas não são indicadas para o consumo e ainda podem fecundar as suas plantas femininas. Mantenha somente plantas femininas no seu espaço para evitar a fecundação e produção de sementes.

Tenda ou estufa de cultivo indoor

A escolha de sua tenda deve se basear no espaço disponível, e seu orçamento. Tendas maiores vão exigir equipamentos mais caros como luzes e exaustores.

A função da sua tenda é criar um ambiente controlado com luz, temperatura, umidade e ventilação ideais para o desenvolvimento de sua planta. A tenda também evitar vazamentos de luz que pode ser muito forte e ficará ligada por longos períodos. Com certeza você não vai querer ficar perto de uma luz de cultivo a noite na hora de dormir quando um quarto escuro se faz necessário para uma boa noite de sono.

A tenda deve ter uma estrutura de sustentação forte o suficiente para suspender os seus equipamentos que podem ser bem pesados. Um kit de iluminação e ventilação pode facilmente pesar mais de 5 kilos.

As melhores tendas são feitas de um tecido refletivo e resistente desenvolvido pela Dupont para NASA chamado mylar 600d capaz de refletir mais de 95% da luz.

Para o cultivo de 1 planta Gorilla Glue Auto vamos usar uma tenda de 40cm por 40cm e 1,40m de altura.

Ventilação

Além de manter a temperatura e umidade, uma ventilação correta em sua tenda vai manter a concentração de gás carbônico em índices ideais para ser usado pela planta no processo de fotossíntese.

Você vai precisar de um termômetro e um hidrômetro para monitorar o ambiente de sua tenda, mas não precisa ser um equipamento caro. Existem termômetros com higrômetro 2 em 1 e de baixo custo com precisão suficiente para monitorar seu ambiente. Umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura. Ao mudar a temperatura do ar a sua umidade relativa também muda, portanto é preciso monitorar as duas medidas simultaneamente.

A planta de maconha gosta de temperatura e umidades semelhantes às consideradas confortáveis a um ser humano. Mantenha a temperatura por volta de 25 graus celsius e a umidade relativa em torno de 60% que tudo deve correr bem. Para manter esses parâmetros é preciso escolher a potência correta do exaustor e coletor de ar de sua tenda, ou seja qual a potência de seu equipamento ventilação vai garantir a temperatura e umidades corretas.

O investimento no equipamento de ventilação é definido de acordo com a tecnologia usada na iluminação,diferentes tipos de luzes produzem mais ou menos calor. Luzes fluorescentes(CFL) e Led emitem pouco calor quando comparadas a lâmpadas de vapor de sódio. Neste cultivo vamos usar luzes de Led para diminuir a necessidade de resfriamento e ventilação do ambiente.

Lâmpadas para cultivo

Neste cultivo vamos usar o equipamento de iluminação Mars Pro II Epistar 80 LED Grow Light equivalente a uma lâmpada de vapor de sódio de 200W com a vantagem de gerar menos calor. A desvantagem da luz de Led é o investimento inicial. Equipamentos de iluminação para plantar maconha com leds de 5W são caros, mas prometem entregar uma colheita de qualidade. O maior investimento inicial deve ser compensado pela economia na conta de luz do seu equipamento que vai ficar ligado praticamente o dia todo por alguns meses!

Esse Led para cultivo de maconha tem botões separados para o espectro azul e vermelho. A idéia é economizar energia e focar no espectro de cores próximas do azul durante o estágio vegetativo e ligar todos os leds somente no estágio de floração, quando a necessidade por luz da planta fica ainda maior.

O espectro de luz também pode influenciar no crescimento de sua planta. Manter a luz vermelha apagada durante o estágio vegetativo da planta resulta em uma planta menor e mais parecida com um arbusto. O crescimento da planta sempre ocorre em direção a luz e esse efeito é mais forte na luz vermelha como aquela do final de tarde. Se usada durante o estágio vegetativo, a luz vermelha tornará as plantas mais altas, talvez altas demais para o seu espaço.

Saiba tudo sobre iluminação para plantar maconha

Preparo do solo

Um bom solo deve ter boas propriedades físicas como não se compactar facilmente, reter água e ao mesmo tempo ter uma boa drenagem. O solo também deve ser bem aerado para um bom desenvolvimento das raízes que precisam de contato com o ar. Mas além de ter boas propriedades físicas, um solo também deve ser nutritivo com boas quantidades de Nitrogênio, Fósforo, Potássio e outros micronutrientes.

A seguinte receita foi usada nesse cultivo:

1 Parte fibra de côco

1 Parte de humus de minhoca

½ Parte de perlita expandida

Torta de Mamona

Farinha de Osso

Guano de Morcego

Cinza de Madeira

Siga as recomendações de quantidade descritas na embalagem do fabricante do fertilizante. Os fertilizantes devem ser misturados ao solo pelo menos 2 semanas antes da germinação da semente. Fertilizantes orgânicos tendem a ser lentamente liberados no solo, o que os torna mais seguros contra overdoses que podem até matar a planta. Também não é necessário fazer nenhum reforço de fertilizantes durante as primeiras 4 semanas ou enquanto durar o estágio vegetativo. Durante a floração faremos um reforço dos nutrientes com 1 colher de sopa de guano de morcego aplicado como cobertura do solo uma vez por semana até 1 semana antes da colheita.

Germinação

É difícil determinar com exatidão quando termina a germinação e quando começa o estágio vegetativo da planta, mas 1 semana é uma boa estimativa de duração do estágio de germinação a contar do momento em que a semente tem contato com a umidade até o início do estágio vegetativo.

Para germinar a semente recomendamos a famosa técnica do guardanapo:

  1. molhe 2 folhas de guardanapo e deixe escorrer até que tenham pingado todo o excesso de água.
  2. Em um prato forre uma camada de guardanapo umedecido;
  3. Posicione a semente no centro e cubra com uma camada bem fina de guardanapo para permitir que a semente respire.
  4. Cubra com outro prato para evitar a evaporação da água e guarde em um lugar escuro e não muito frio.
  5. Se o guardanapo secar depois de 1 dia, pingue algumas gotas de água para manter a umidade;
  6. A partir do segundo dia cheque a semente mais de uma vez por dia para verificar o desenvolvimento da raíz. Por volta do terceiro dia, a raíz vai atingir o tamanho de meio centímetro e já estará pronta para ser plantada no vaso.
  7. Faça um buraco, coloque a semente com a raiz voltada para baixo e cubra com cerca de meio centímetro de terra. Caso a semente não seja plantada com profundidade suficiente, a planta pode emergir da terra antes da casca se descolar do primeiro par de folhas.
  8. 3 dias depois de plantada no solo, a semente deve brotar mostrando suas primeiras folhas. Sucesso! sua semente germinou!

Para garantir uma melhor produção o plantio deve ser feito já no vaso definitivo, onde a planta vai ter espaço para crescer até a colheita. Plantas automáticas têm um tempo de vida limitado e não conseguem se recuperar plenamente de um transplante de vasos.

Período de crescimento ou vegetativo

Durante o período vegetativo a planta vai multiplicar suas folhas e criar alguns ramos. Nessa fase a planta precisa de um solo fértil em Nitrogênio para garantir o desenvolvimento das folhas e raízes. O período vegetativo das plantas automáticas como a Gorilla Glue Auto dura em torno de 4 semanas. No final da quarta semana a planta deve estar com 50% de sua altura final, nesse momento já é possível estimar se sua planta vai caber no seu espaço ou não. O final do período vegetativo é marcado pelo início do período de floração com o aparecimento dos primeiros sinais do sexo da planta.

Período de floração

O período de floração começa com o aparecimento dos primeiros pistils, que são parecidos com cabelos brancos que começam a aparecer nos encontros dos ramos com o tronco principal.

Durante o período de floração as necessidades de sua plantas mudam. O nutriente mais importante passa a ser o fósforo e a planta exige mais luz, inclusive do espectro vermelho. A planta irá esticar seus ramos em direção da luz vermelha na quinta e sexta semana. Nas semanas seguinte os galhos enrijecem e as flores começam a engordar e produzir uma resina que irá cobrir toda a flor e as folhas próximas

Nas últimas duas semanas os bulbos dão os primeiros sinais de que estão amadurecidos. Isso pode ser percebido pelo escurecimentos dos pistils que eram brancos e começam a ficar mais escuros e secos.

Colheita

Ao plantar o Gorilla Glue Auto já sabíamos que a colheita seria próxima do fim da nona semana a partir da germinação. Isso ajuda a saber quando estará aberta a janela de colheita que é um período de 3 ou 4 dias onde a colheita deve ser feita para ter o melhor resultado. Depois de tanto tempo dedicado a planta seria um desperdício fazer a colheita na hora errada, e o erro mais comum é fazer a colheita muito cedo. É preciso uma lente de aumento para monitorar a cor dos tricomas que passa de transparente para leitoso e em seguida caramelo. A colheita deve ser feita quando a maioria dos tricomas estiver leitoso e uma pequena parte já apresentar sinais da cor caramelo.

Secagem e envelhecimento

Depois de colhido as flores devem ser desfolhadas e penduradas em um ambiente escuro, mas ventilado com umidade relativa do ar em torno de 40% por um período de aproximadamente 1 semana.